sexta-feira, 25 de maio de 2012

Fitoterapia na veterinária - III


Belo trabalho orientado pela Médica Veterinária Claudia R. Vieira Rocha Coeli. Parabéns para a professora e os acadêmicos: Bárbara Leite Serafini, Carlos Czpak Kroetz, Filipe Warken, Josiane Garcia da Silva,Marcelo Soares e Patrícia Brodeki.

Tratamentos Complementares atuando em Medicina Veterinária Aromaterapia e Medicina Tradicional Chinesa

Introdução

Atualmente, a busca por uma melhor qualidade de vida e longevidade dos animais faz com que  aumente a procura por tratamentos  mais holísticos, por não apresentarem efeitos colaterais agressivos e por atuarem bem em sinergismo com outras terapias. Na Medicina Veterinária ainda não está claro o benefício que essas técnicas exercem sobre a saúde animal..As Terapias Complementares quando prescritas e tratadas por especialistas, no caso um Médico Veterinário especialista, só vem a acrescentar no tratamento, proporcionando um prognóstico favorável e uma maior qualidade de vida ao paciente. Importante salientar o sinergismo que pode ocorrer entre as técnicas naturais com alopáticas, havendo diminuição do uso de antibióticos, que é um dos  problemas atuais.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente tratado com técnicas de Terapias  Complementares.
Demonstrar a importância da Medicina Complementar na melhor qualidade de vida de animais.
Promover conhecimento sobre técnicas naturais

Métodos

Foi atendido um animal da espécie canina, raça poodle com 16 anos de idade chamado Nick. O proprietário relatou que o animal estava com  dificuldade em andar com membros posteriores, apresentava dor ao tentar levantar.Já tinha sido tratado com medicamentos alopáticos por um longo tempo,.e que apresentava melhora, mas ao terminar os medicamentos, voltava novamente o problema. O animal não queria mais se alimentar. Após o exame clínico,constatou-se paresia em membros posteriores, diminuição de amplitude de movimento dos mesmos. Através de exames de imagem como Rx, constatou-se: espondilose em vértebras lombares L3-L4, L6-L7. Foi sugerido um tratamento mais natural, adequado a idade do paciente.
Optou-se por Acupuntura, associado com moxibustão, que consiste em uma planta mdecinal chamada  Artemisia vulgaris
Dietoterapia: uma dieta elaborada para pacientes geriátricos, através da Medicina Tradicional Chinesa. Utilizou-se  caldo de arroz  que vai atuar na imunidade do paciente, água de côco , pela suas propriedades; líquido rico em vitaminas minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros nutrientes importantes ao organismo, prescreveu-se também óleo de sucupira (Pterodon emarginatus) para o auxiliar em desgastes articulares, comuns nessa idade.
Massagem: com óleo essencial de lavanda  (Lavanda augustifolia). A massagem conhecida como uma forma primária de cura com as mãos em sinergismo com a lavanda, ajuda a relaxar o animal, além de aliviar a dor, fortalecendo áreas do corpo por estimulo muscular, restabelecendo a flexibilidade,aumentando a circulação do sangue da linfa para a pele e músculos adjacentes.

Análise

Após quatro sessões , o animal já apresentou uma melhora em todo o sistema, recuperando o equilíbrio energético, essencial para pacientes geriátricos

Conclusão

A Medicina Complementar vem crescendo  dentro Medicina Veterinária. É de suma importância que se trate pacientes geriátricos com tratamentos menos agressivos, proporcionando bem-estar e maior qualidade de vida.
Para que se obtenha melhor resultado é necessário uma boa conscientização aos proprietários, para que entendam da importância na manutenção do tratamento à longo prazo principalmente na dietoterapia , que necessita de maior empenho de sua parte.
Constatando a melhora de nosso paciente, conclui-se  que é importante dar a cada paciente um tratamento diferenciado, sem efeitos danosos ao organismo já debilitado pela idade. Hoje, graças as Terapias Complementares, já não se fala em eutanásia para animais idosos.

Referências

Coeli.Claudia  R. Vieira  Rocha; Médica Veterinária, especialista em MTC
pelos.penas@uol.com.br
Price,Shirley. Aromaterapia e as Emoções. Ed. Bertrand Brasil, 2° ed. 2000.
Teixeira,Sérgio. Medicina Holística.Ed. Campus. 2° ed., 2003






Nenhum comentário:

Postar um comentário