segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

No Canadá, indígenas e aliados por uma sociedade sustentável

Enviado por luisnassif, seg, 31/12/2012 - 10:59
Por Jussara Lourenço

Idle no more

Até o dia 4 de dezembro de 2012 o Canadá tinha 2,5 milhões de lagos e rios protegidos pelo governo federal. Desde 5 de dezembro de 2012, o Canadá tem por volta de 97 lagos, 62 rios e 3 oceanos protegidos.

O perigo é que todo o restante dos recursos estão sob a proteção de governos provinciais e municipais. O que faz com que seja muito mais fácil a aprovação de autorizações para a exploração desses recursos naturais.

Por conta dessa mudança na lei, está acontecendo no Canadá um movimento contra a passividade entre os povos indígenas/nativos. É o movimento “Idle no more”.

Hoje, num dos principais shoppings de Toronto tive a oportunidade de participar e observar uma das manifestações programadas. Foi uma manifestação muito bonita com cantos e tambores.

Há três semanas a cacique Attawapiskat Theresa Spence está em greve de fome em Ottawa, com o objetivo de chamar a atenção dos políticos para a ameaça de exploração das riquezas naturais nas reservas indígenas que deve acontecer com as bençãos do governo conservador de Mr. Harper.

“Idle no more” (Não à passividade) conclama todas as pessoas para participarem de uma revolução que honra a soberania indígena e que protege as terras e as águas. A colonização continua por meio de ataques aos direitos dos indígenas e dos danos às terras e às águas. Devemos parar e reparar essas violações, viver o espírito e a intenção das relações estabelecidas em tratados, trabalhar para a justiça em ação, e proteger a Mãe Terra.

Em 10 de dezembro, os povos indígenas e seus aliados iniciaram um protesto de solidariedade pelo Canadá para afirmar a soberania indígena e começar um trabalho que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável e renovável. Todas as pessoas serão afetadas pelo dano contínuo para a terra e água, e convidamos os aliados indígenas e não-indígenas para participar da criação de comunidades sustentáveis saudáveis. Nós incentivamos os jovens a se engajarem neste movimento porque eles serão os líderes do nosso futuro. Sempre houve indivíduos e grupos que trabalham para essas metas - Idle No More procura criar solidariedade e continuar a apoiar estes objetivos. Nós reconhecemos que pode haver reação, por isso incentivamos as pessoas a se fortalecerem e se unirem em espírito.” http://idlenomore1.blogspot.ca/

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário