sábado, 1 de dezembro de 2012

Prof. Abreu Matos é homenageado com busto, monumento e praça no Pici

O professor emérito da Universidade Federal do Ceará Francisco José de Abreu Matos, falecido em 2008, será homenageado com a inauguração de busto, monumento e praça no Campus do Pici. A solenidade de apresentação dos tributos à comunidade acadêmica ocorrerá em 19 de novembro, às 16h30min, no Auditório Reitor Ícaro de Sousa Moreira (Campus do Pici – Bloco 902). A ocasião integra a programação da IV Semana do Centro de Ciências, que ocorre de 19 a 23 deste mês.

O monumento homenageia o projeto Farmácias Vivas e é assinado pelas arquitetas Aida Matos Montenegro e Marisa Matos Montenegro, respectivamente filha e neta do pesquisador. Já o busto é obra do artista plástico cearense Descartes Gadelha, juntamente com a neta Marisa. Ambos, assim como a Praça, localizam-se no Horto de Plantas Medicinais da UFC, no Bloco 941 do Campus do Pici.

Doutor em Farmacognosia, o Prof. Abreu Matos dedicou 37 anos de sua vida às atividades de docência e pesquisa na Universidade Federal do Ceará. Quando se aposentou, continuou trabalhando através do projeto Farmácias Vivas, dedicado à assistência social farmacêutica por meio das plantas medicinais. Durante décadas, desbravou territórios do Nordeste na companhia do botânico Afrânio Fernandes, com quem identificou e catalogou centenas de espécies de plantas nativas. Dirigiu o projeto Farmácias Vivas, o Horto de Plantas Medicinais e o Laboratório de Produtos Naturais até seu falecimento, em 22 de dezembro de 2008. Na data de seu nascimento, 21 de maio, foi instituído o Dia da Planta Medicinal.

Fonte: Centro de Ciências da UFC – fones: 85 3366 9785 / 3366 9786
Data: 14.11.2012
Link:
http://www.centrodeciencias.ufc.br//index.php?option=com_content&task=view&id=896&Itemid=30

Nenhum comentário:

Postar um comentário