terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Centenas de plantas utilizadas na elaboração de medicamentos correm risco de extinção

Centenas de plantas utilizadas na elaboração de medicamentos correm risco de extinção por exploração excessiva, alertou a Organização para a Conservação Internacional de Jardins Botânicos (BGCI).

Pesquisadores e membros da Organização avisam para o facto de cerca de 400 espécies, de um total de 70 mil plantas medicinais existentes, estarem em perigo de extinção e alertam para as graves consequências que esta situação pode ter para as cerca de cinco milhões de pessoas no Mundo que recorrem à medicina tradicional à base de plantas.

Segundo o estudo responsável por esta divulgação, entre as plantas em risco estão, nomeadamente, a hoodia; utilizada para diminuir o apetite; metade das espécies de magnólia do mundo, que contêm o composto químico honokiol, usado na medicina chinesa para tratar cancros e doenças do coração e o autumn crocus, corrente no tratamento da gota e da leucemia.

Segundo os investigadores mais de 50 por cento dos medicamentos são derivados de compostos químicos encontrados na natureza, que a BGCI, representante de 120 países, teme que a descoberta de curas para doenças como a Sida ou o cancro possam regredir devido à escassez destas plantas.

Data: 22.01.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário