domingo, 13 de janeiro de 2013

Mentha piperita (Ehrh.) Briq. (Lamiaceae)

É uma planta aromática, anual ou perene com cerca de 30 cm de altura obtida do cruzamento entre M. spicata e M. aquatica. Possui ramos de cor verde escuro a roxo esverdeado. Folhas denteadas, pubescentes e muito aromáticas. 

Originário da Europa e disseminado no Brasil durante a colonização portuguesa; conhecida popularmente como hortelã, hortelã-pimenta, menta, menta inglesa, sândalo, entre outros. 

Usos populares: É um costume muito antigo, usá-la como condimento de carnes e massas. É também utilizada como espasmódica, antivomitiva, carminativa, estomática, além de antibacteriana, antifúngica e antiprurido. 

Fitoquímica: O óleo essencial possui mais de 100 componentes, entre eles mentol, mentona, acetato de metila, pulegona. Ácido cafeico, flavonoides e taninos também contribuem com seus metabólitos secundários. 

Farmacologia: Suas principais indicações são como condimentos e flavorizantes. Os ensaios farmacológicos confirmaram as indicações das folhas e do óleo essencial para a síndrome do intestino irritável, infecções respiratórias e como analgésico, antisséptico e antiemético. 

Lorenzi & Matos . Plantas Medicinais do Brasil. Ed. Plantarum Índice Terapêutico Fitoterápico ITF. 1a. edição. 2008.

Texto extraído do Boletim PLANFAVI n. 23, julho a setembro, 2012 
Sistema de Farmacovigilância de Plantas Medicinais 
CEBRID – Departamento de Psicobiologia, Universidade Federal de São Paulo 
Rua Botucatu, 862 – 1º andar 04023-062 – São Paulo – SP 
Telefone: 0xx11- 2149-0161 

Nenhum comentário:

Postar um comentário