quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Portugal: Chá: Quatro chávenas por dia protegem de enfartes


Beber quatro ou mais chávenas de chá por dia é benéfico para a saúde do coração

Beber, pelo menos, quatro chávenas por dia pode reduzir em mais de 1/5 o risco de vir a sofrer um enfarte. A conclusão é de um novo estudo, assinado por investigadores suecos, que estudaram a relação entre os problemas cardiovasculares e o consumo de chá preto.

A equipa do Karolinska Institute de Estocolmo, na Suécia, analisou cerca de 75 mil homens e mulheres, observando que o consumo de, no mínimo, quatro chávenas de chá diárias consegue reduzir em cerca de 21% as hipóteses de desenvolver um coágulo sanguíneo no cérebro.

Embora vários estudos tenham já sublinhado os efeitos protetores do chá verde para o cérebro e para o coração, os trabalhos acerca dos benefícios do chá preto têm sido menos conclusivos, algo que a nova investigação vem alterar. 

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, os investigadores estudaram 74,961 adultos suecos que se encontravam em boas condições de saúde quando entraram na experiência, que se iniciou em 1997. Durante os 10 anos seguintes, apenas cerca de 4.000 voluntários sofreram um enfarte, adianta a publicação.

No âmbito do estudo, os cientistas controlaram os hábitos dos voluntários no que respeitava ao consumo de chá, considerando, também, outros fatores que podem aumentar o risco de sofrer enfartes (como o facto de serem fumadores ou terem hipertensão arterial) e concluíram que ingerir quatro ou mais chávenas de chá diariamente tem efeitos benéficos significativos. 

Em comunicado citado pelo jornal inglês, os investigadores explicaram que se pensa que o chá "tem benefícios ao nível da saúde cardiovascular devido à presença de flavonoides [substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias] na sua composição".

"O consumo diário de uma a três chávenas de chá não apareceu associado ao risco de enfarte, mas os homens e mulheres que bebiam, por dia, quatro ou mais chávenas mostraram ter 21% menos probabilidades de se deparar com o problema do que aqueles que nunca bebem chá".

Data: 09.12.2012
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário