sábado, 5 de janeiro de 2013

Sobrepeso pode aumentar expectativa de vida

Enviado por luisnassif, 05/01/2013

Por jns

Agradavelmente roliços podem viver mais

The Washinton Post with Bloomberg - Michelle Fay Cortez, 02/01/13 

As pessoas que são agradavelmente roliças podem ter um risco menor de morrer do que aqueles que possuem o peso ideal ou que são marcadamente obesos, de acordo com um relatório do governo dos EUA.

O relatório, publicado no Journal of American Medical Association, analisou 97 estudos envolvendo mais de 2,88 milhões de pessoas no mundo.

É encontrado o menor risco entre aqueles que estão acima do peso mas não obesos, de acordo com os padrões de saúde geralmente aceitos.

Aqueles que estão acima do limite de obesidade tiveram o menor risco seguinte.

As descobertas, feitas por cientistas dos Centros dos EUA para Controle e Prevenção de Doenças, foram imediatamente contestada porque o relatório não considerou sexo, idade, distribuição de gordura, ou níveis de aptidão, todos os fatores que influenciam o risco de doença e morte.

Devido a isso, os pesquisadores concordaram que nenhuma recomendação deve ser feita com base em suas descobertas.

"A implicação, se existe alguma, é que esta pode ser uma questão mais complicada do que parece", disse KatherineFlegal, um cientista sênior do CDC, que é o principal pesquisador do relatório, em entrevista por telefone.

O relatório também não deve ser visto como um passe livre para abusar, disseram os pesquisadores. Deve ser enfatizado que, de acordo com os dados obtidos durante o curso dos estudos, obteve-se o índice de 29 por cento para a probabilidade de morrer devido a qualquer causa.

Obesidade grave

"Ser obeso ou apenas levemente acima do peso não aumenta o seu risco em média, mas a obesidade grave ainda é uma assassina", disse Philip Schauer, diretor do Instituto Bariátrico e Metabólico da Clínica de Cleveland, que não esteve envolvido no estudo.

"Quinze a 20 milhões de americanos são severamente obesos, e eles precisam aderir a resoluções de Ano Novo para perder peso ou fazer uma cirurgia bariátrica", disse ele.

Os pesquisadores dividiram os participantes em categorias com base no índice de massa corporal, uma relação entre peso e altura que é comumente usado para medir a gordura.

Um homem de 1,83 m metros é considerado sobrepeso menos 84 quilos, obesidade moderada a 102 e severamente obesos a 118 quilos.

Uma mulher 1,62 m está acima do peso quando está acima de 66 quilos, obesos a 79 quilos e severamente obeso aos 93 quilos

"Para muitos tipos de pessoas, especialmente aqueles com doenças crônicas, como diabetes, doença pulmonar, insuficiência cardíaca e até mesmo câncer, pode ser melhor levar um pouco de peso extra", disse Schauer, que sugeriu que talvez seja hora de reavaliar os "algo arbitrárias" padrões utilizados para avaliar o índice de massa corporal.

"É evidente que algumas pessoas com um IMC acima do normal pode ser muito saudável, ou mesmo em menor risco do que aqueles que estão na faixa inferior", disse Schauer em uma entrevista por telefone.

Riscos Ignorados

Usar o índice de massa corporal apenas como uma medida de risco para a saúde agrupa pessoas com divergentes estados nutricionais, deficiências e doençsa em uma categoria de peso, escreveu Steven Heymsfield e William Cefalu, do Pennington Biomedical Research Center em BatonRouge, Louisiana, em um editorial que acompanha o estudo.

Eles também alertam para o mal causado por doenças que não são mortais.

Ainda assim, algumas pessoas podem realmente ganhar com um pouco de peso extra, disse o editorial, incluindo aqueles que são doentes e podem se beneficiar de ter reservas adicionais de energia durante uma doença, de acordo com o editorial.

"Nem todos os pacientes classificados com sobrepeso ou com obesidade grau 1, especialmente aqueles com doenças crônicas, podem ser submetidos à exigência do tratamento de perda de peso", segundo Heymsfield e Cefalu. "Estabelecer IMC é apenas o primeiro passo em direção a uma avaliação de risco mais abrangente."

- Editores: Reg Gale, Angela Zimm

Link:
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/sobrepeso-pode-aumentar-expectativa-de-vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário