sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Acupuntura supera tratamento convencional em problemas odontológicos

Com informações da Agência USP


Agulhadas sem dor

Além dos tradicionais instrumentos para realização de procedimentos odontológicos, os dentistas já podem contar com novas aliadas no tratamento dos pacientes: agulhas ultrafinas, aplicadas em determinados pontos do corpo, na terapia de acupuntura.

A eficácia da acupuntura em problemas odontológicos vem sendo tema de pesquisa na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da USP.

O professor Rodrigo Galo comparou a eficácia da terapia de acupuntura com o tratamento convencional em pacientes com disfunção temporomandibular, que é o funcionamento anormal dessa articulação.

A disfunção provoca sintomas muito incômodos aos pacientes, como dores de cabeça, dores de ouvido e zumbidos, cansaço dos músculos da mastigação, e dificuldade para abrir a boca, podendo afetar adultos e crianças.

Melhor que tratamento convencional

O tratamento convencional da disfunção temporomandibular consiste na utilização de uma placa estabilizadora durante a noite.

A placa é confeccionada em material rígido, e tem função de aliviar as articulações, promover o relaxamento dos músculos da região e proteger os dentes do desgaste.

A pesquisa concluiu que sessões de acupuntura têm a mesma eficácia que o uso da placa estabilizadora.

"O resultado positivo vai além da comprovação de que o método é efetivo, existe a comodidade também. A placa deve ser utilizada pelo paciente toda noite, por aproximadamente 8 horas, que é a quantidade indicada de sono por noite. Já as sessões de acupuntura têm duração média de 20 minutos, uma vez por semana. É muito mais confortável para o paciente", diz Galo.

Benefícios adicionais da acupuntura

Outro benefício de usar a acupuntura em lugar da placa estabilizadora é o bem-estar do paciente durante o tratamento.

A acupuntura "desempenha função importante antes do tratamento também, como uma maneira de tranquilizar o paciente. Existem pontos na cabeça que, quando estimulados, agem como tranquilizantes, diminuindo a ansiedade na cadeira do dentista", explica o pesquisador.

Ainda segundo o pesquisador, a literatura comprova resultados positivos da aplicação da acupuntura em casos de nevralgia do nervo trigêmeo, paralisia facial e bruxismo (o "ranger" de dentes), principalmente em crianças.

Data: 23.01.2013
Link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário