quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pesquisa descobre novo uso para borras de café

Notícia publicada em 04/02/2013

Tal como já tínhamos tido oportunidade de indicar em ocasiões anteriores, as borras resultantes da preparação de café podem ter um destino final bem diferente do habitual. Se, por regra, acabam quase sempre no lixo, elas constituem, segundo sugere, desta vez, uma pesquisa divulgada na revista 'Journal of Agricultural and Food Chemistry', uma fonte rica de antioxidantes. Esta investigação salienta, aliás, que os próprios resíduos contêm "mais antioxidantes que os próprios grãos de café". 

Para os especialistas envolvidos na pesquisa, conduzida por Maria Paz de la Peña, membro da Universidade de Navarra, estes resíduos poderiam, além de servir como alimento para plantas, repelente de insetos e outras aplicações domésticas, ser um recurso precioso para a produção de suplementos dietéticos. 

Todos os anos são produzidos "20 milhões de toneladas de café usado no mundo", devido ao consumo desta bebida, refere aquela responsável, citada pelo portal Europapress.

Outro campo de aplicação dos resíduos que a mesma responsável indica é o seu "uso comercial como fertilizante agrícola". 

Se bem nos recordamos, uma equipa de investigação afecta ao Departamento de Química da Universidade de Aveiro havia analisado os eventuais efeitos e propriedades terapêuticas da borra de café. Entre as substâncias benéficas para o organismo que foram identificadas, figuram: diversos tipos de antioxidantes, polissacarídeos, vários antimicrobianos e imuno-estimuladores. No entanto, outras propriedades benéficas poderão ainda ser adicionadas a esta lista. 

Encontra-se, assim, uma solução rentável para algo que, anteriormente, era visto apenas como supérfluo.
Hostel Vending – Portugal
Foto: Divulgação

Link:

2 comentários:

  1. Grande Amigo Dr. Furlan, botou uma fotinho agora? Ficou melhor. Estive hoje na FIC para uma conversa com o Bordin e que saudades de lá. Abraços.
    A partir de agora vou começar a fazer geleia de pó de café. rs

    ResponderExcluir
  2. Grande amigo Elias! Acho que a fotinha já estava. Quando puder, me visite na UNITAU também, pois na FIC só fico segunda de manhã. E hoje coloquei mais sobre café. Abração!

    ResponderExcluir