segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Rio de Janeiro: Estudos de projeto agroecológico no entorno do Parque da Pedra Branca ganham prêmio

Fonte: Farmanguinhos

O Profito - projeto agroecológico do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde de Farmanguinhos (NGBS) com agricultores do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca, Zona Oeste do Rio de Janeiro - teve três trabalhos premiados na Semana de Extensão Universitária (Proext), promovida pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em janeiro.

Um dos estudos, intitulado Desenvolvimento de produtos e sua inserção em arranjos socioprodutivos locais, projeto Profito é de autoria de Amanda Valverde, Marcelo Campello e Sandra Magalhães Fraga. Outro trabalho premiado destaca a Implantação de sistemas agroflorestais em modelo socioprodutivo agroecológico de plantas medicinais realizada por agricultores familiares do Maciço da Pedra Branca. Este foi elaborado pelos pesquisadores Rodrigo da Silva Martins, Marcelo Campello e Sandra Magalhães Fraga.

O terceiro premiado é Perfil microbiológico de produto derivado de planta medicinal. De autoria da pesquisadora Jeicyelly de Araújo Costa, a pesquisa contou com colaboração de Sandra Fraga (de Farmanguinhos), Joana Angélica Ferreira e Hilda do Nascimento Nóbrega, estas últimas pesquisadoras do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), com o qual a unidade mantém uma parceria.
Desenvolvimento sustentável

O Profito é um projeto agroecológico que atende mais de 100 famílias moradoras do entorno do Parque Estadual da Pedra Branca. O objetivo é fomentar o cultivo, beneficiamento e comercialização de plantas medicinais, oferecendo alternativas de desenvolvimento sustentável, por meio de capacitação dos agricultores locais e integração deles e de seus produtos também ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia a reportagem completa no site de Farmanguinhos.

Data: 19.02.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário