quinta-feira, 21 de março de 2013

Alimentos que aumentam o estresse

Autoria: Dra. Renata Fraia

Alimentos picantes: alimentos picantes são mais difíceis para o estômago processar, ainda mais para pessoas normalmente estressadas. O estresse desacelera o metabolismo e faz com que o processo de digestão se torne ainda mais lento. Assim, o alimentofica no estômago por mais tempo e pode causar refluxo ácido. Além disso, alimentos picantes não são indicados para quem tem úlcera ou gastrite.

Alimentos que aumentam o estresse

Energéticos: ricos em cafeína e açúcar, as bebidas energéticas e refrigerantes agravam o estresse. A combinação de dois deles é ainda mais desgastante para o corpo. Uma lata de bebida energética pode conter a mesma quantidade de cafeína que três xícaras de café, o que leva à insônia. Algumas pessoas ainda ingerem energéticos com bebidas alcoólicas... aí o estrago está completo, não?

Doces e balas: O açúcar contribui para os níveis mais altos de cortisol, o hormônio do estresse. O açúcar no sangue causa irritabilidade e aumenta o desejo de comer. O que fazer? Aposte em guloseimas feitas com açúcar mascavo ou demerara.

Bebidas alcoólicas: O álcool também estimula a liberação de cortisol.

Alimentos processados: O alto teor de sódio, gordura e aditivos artificiais aumentam os níveis de estresse, além de ter pouco ou nenhum valor nutritivo.

Batata frita: carboidrato e alto teor de gordura do alimento combinados oferecem energia instantânea, mas a longo prazo aumentam o estresse e risco de hipertensão, já que também é rica em sódio.

Chiclete e doces sem açúcar: Comer ou mascar alimentos adoçados artificialmente também podem causar problemas digestivos e, consequentemente, aumentar a irritabilidade. Prefira-os ao adoçados com açúcar, mas mesmo assim, com moderação.

Data: 19.03.2013
Fonte: Redação Saúde com Ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário