terça-feira, 12 de março de 2013

Em defesa do Laboratório de Tecnologia de Produtos Naturais da UFF


Direção da Faculdade de Farmácia da UFF planeja redução do uso do Laboratório de Produtos Naturais para atender pesquisadores de outras áreas

A direção da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal Fluminense- UFF pretende reduzir o uso do Laboratório de Produtos Naturais (LTPN) o que prejudica um importante fórum de pesquisa na Universidade. Sem espaço físico para abrigar outros pesquisadores o diretor da Faculdade de Farmácia decidiu reduzir a área onde funciona o LTPN, afetando diversas atividades realizadas neste laboratório. Alunos e professores contestam a decisão da direção que também é reprovada pelo Departamento de Tecnologia Farmacêutica da UFF.

O Laboratório de Produtos Naturais foi criado em dezembro de 1996, pelo Prof. Nikolai Sharapin com a finalidade de: efetuar pesquisas e desenvolver as atividades de controle de qualidade de produtos de origem vegetal; desenvolvimento de tecnologia de produção de fitofármacos e de formulação farmacêutica de preparações fitoterápicas, isolamento e determinação de estruturas de substâncias de origem natural; além da realização de estudos de aproveitamento econômico de plantas medicinais e aromáticas da flora brasileira. O Laboratório abriga ainda alunos de mestrado e doutorado que desenvolvem suas teses, apoiados por alunos de Iniciação Científica.

Coordenado pelo Professor Leandro Machado Rocha o laboratório, entre outras atividades acadêmicas, desenvolve pesquisas que valorizam a flora do Parque Nacional de Jurubatiba (RJ) além de ser o responsável por convênios entre a UFF e universidades estrangeiras como as de Toulouse (França) e Rosário (Argentina). Nos últimos seis anos o Laboratório produziu 32 artigos científicos e 5 livros ou capítulos de livros.

Professores e estudantes da Universidade criticam a decisão da direção. ”Ao invés de resolver os problemas de espaço para abrigar os professores em outros locais o diretor optou pela redução do espaço do LTPM. Esta decisão afeta todas as atividades realizadas no laboratório e enfraquece o desenvolvimento das pesquisas na área de produtos naturais”.

Data: 06.03.2013
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário