sexta-feira, 8 de março de 2013

Importância da flora espontânea - XIII

Texto


Marcos Roberto Furlan (Eng. Agrônomo)
Vera Marcia Domingues da Silva (Acadêmica de Biologia)

Nos quintais tem uma planta que nasce sem a ajuda do ser humano, cuja característica da folha tem uma relação com um de seus nomes populares, isto é, as suas folhas são mais esbranquiçadas e pilosas na parte inferior e, por isso, recebe o nome de língua-de-vaca. Mas também tem um nome que causa confusão, que é arnica ou arnica-do-mato, sem ter muita semelhança botânica com a Arnica Montana L., exceto que pertence a mesma família botânica (a Asteraceae) e também ser usada como anti-inflamatória  No entanto, é cada vez mais raro essa espécie receber o nome arnica.

Seu nome científico é Chaptalia nutans (L.) Polak. e ainda pode receber as denominações populares de costa-branca, fumo-do-mato, erva-de-sangue, tapira e serralha-de-rocha. Apesar de ser considerada uma planta invasora ou, injustamente, uma planta daninha, ela não é muito agressiva, e, quando ocorre, são poucos os exemplares presentes. Graças a sua grande produção de sementes, consegue ainda sobreviver e marcar presença nos quintais e nos seus arredores.

Como não tem muita “arma” para se defender da competição com as outras, ocorre em ambientes cujo solo está degradado, e que pode ser tanto ensolarado quanto semi-sombreado. No Brasil, pode ocorrer em todos os biomas, ou seja, é encontrada do Norte ao Sul, apesar de ser originária de regiões tropicais. E na América, é distribuída do México até a Argentina (YAMASHITA et al., 2009).

Com relação às suas principais características botânicas, é classificada como herbácea. Suas folhas saem em forma de roseta, alcança até 20 cm de altura e a inflorescência é formada em capítulo lilás ou roxo.
Folhas de Chaptalia nutans em forma de roseta

Na medicina popular, seu uso é amplo, e a comunidade usa, por exemplo, para tratamento da anemia, da febre, de dor de cabeça, de doenças de pele, da herpes e,  também, como diurética, além do já citado uso como anti-inflamatória  São utilizadas as folhas, a inflorescência e as raízes, em forma de decocção, cataplasma, infusão e xarope das sementes torradas contra tosse.

Infelizmente, talvez por não ser comum em outros Continentes, exceto as Américas Central e do Sul, a língua-de-vaca é pouco pesquisada do ponto de vista de suas ações farmacológicas. Pesquisas comprovaram a ação anti-inflamatória e antimicrobiana em feridas contaminadas por bactérias devido à ação furanocumarinas presente nas raízes da C. nutans (TRUITI et al., 2003). E outras espécies do gênero Chaptalia estão sendo pesquisadas.

Outros princípios ativos da planta são ácido parasórbico, 3a-hidroxi-5 metilvalerolactona, nas partes aéreas e nas folhas há também prunasina (TRUITI et al., 2003). 

Outros usos, é uma planta apícola, com a vantagem de florescer o ano todo.

Referencias

BEVILAQUA, G. A. P.; SCHIEDECK, G.; SCHWENGBER, J. E. Identificação e tecnologia de plantas medicinais da flora de clima temperado. Circular Técnica 61. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Pelotas, 2007. (http://www.cpact.embrapa.br/publicacoes/download/circulares/Circular_61.pdf)

TRUITI, M.C.T.; SERRAGIOTTO, M.H.; FILHO, B.A.A.; VATARU, C.N.; FILHO, B.P.D. Actividade antibacteriana in vitro de uma 7-O- b -D-glucopiranosil-nutanocoumarin de Chaptalia nutans(Asteraceae). Mem. Inst. Oswaldo Cruz, v. 98 n.2, 2003.

YAMASHITA, O.M.; GUIMARÃES, S.C. ALBUQUERQUE, M.C.F.; CARVALHO, M.A.C.; SILVA, J.L Efeitos de fatores ambientais induzidos na germinação de sementes de Chaptalia nutans (L.) Polack. Revista Brasileira de Sementes, v. 31, n. 3, p.132-139, 2009 (http://www.scielo.br/pdf/rbs/v31n3/a15v31n3.pdf)



Paulo Schwirkowski (FloraSBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário