quinta-feira, 14 de março de 2013

Importância da flora espontânea - XV

Vassourinha-de-nossa-senhora

Texto
Marcos Roberto Furlan (Eng. agrônomo)
Paloma Cristina da Silva (Acadêmica de Biologia)

Em muitas regiões do Brasil é comum encontrar a vassourinha-de-nossa-senhora próximo às portas de entrada das casas. Normalmente, a justificativa é porque a moradia foi benzida,  ritual religioso que ainda é comum no Nordeste e no Norte. Aliás, é cultivada também em alguns jardins de igrejas.

Seu nome científico é Scoparia dulcis
L., e pertence à família Scrophulariaceae. São muitas as suas outras denominações populares, como, por exemplo, vassourinha, coerana-branca, tapixaba, vassourinha-de-botão, fel-da-terra, ganha-aqui-ganha-acolá, paipeçaba e vassourinha-dourada. Importante realçar que os nomes populares podem gerar algumas confusões, pois vassoura, na maior parte do Brasil, se refere à algumas espécies do gênero Sida, enquanto fel-da-terra em alguns Estados do Sul é referência para Chelidonium majus.

A vassourinha-de-nossa-senhora é de ocorrência em vários países tropicais e no Brasil é encontrada em abundância, inclusive na Mata Atlântica, na Caatinga, no Cerrado e na Floresta Amazônica. Algumas de suas características botânicas são: possui cerca de 50 cm de altura (mas é possível encontrar exemplares que ultrapassam 70 cm), é anual, as folhas são serrilhadas, as flores, pequenas, são de coloração branca.

Scoparia dulcis L.
http://en.wikipedia.org/wiki/Scoparia_dulcis

A partir da década de 90 do século passado, surgiram várias pesquisas com relação à composição química e as ações farmacológicas da vassourinha-de-nossa-senhora, com resultados que atestaram muitas de suas indicações terapêuticas (conferir uma ampla revisão sobre a espécie no link: http://www.ittorolac.org/enciclopedia-botanica/Scrophulariaceae/scoparia-dulcis.pdf/view?searchterm=scoparia).

Popularmente, o uso é bastante amplo, com, por exemplo, no tratamento de icterícia, de diabetes, de diarreias e de hemorroidas, e para ações tais como: diurética, analgésica, laxante, hipotensora e antipirética.



Além do uso medicinal e religioso, possui aplicações como alimento humano (são usadas as sementes em bebidas), em artesanato (para confecção de vassouras) e em cosméticos. 

Uma parte da tabela do artigo referente ao link citado indica a grande variabilidade de usos.
File:Scoparia dulcis Blanco1.19-original.png
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Scoparia_dulcis_Blanco1.19-original.png

Nenhum comentário:

Postar um comentário