quinta-feira, 21 de março de 2013

Plantas medicinais e nutrição - I (por Vanderli Marchiori)

Como incluir a fitoterapia na nutrição?


A Organização Mundial de Saúde define planta medicinal como sendo "todo e qualquer vegetal que possui, em um ou mais órgãos, substâncias que podem ser utilizadas com fins terapêuticos ou que sejam precursores de fármacos semi-sintéticos". A diferença entre planta medicinal e fitoterápico está na elaboração da planta para uma formulação específica, o que caracteriza um fitoterápico uma espécie vegetal com histórico de uso medicinal e nenhuma tradição como alimentício. A OMS registra o aumento do crescimento do uso de fitoterápicos em países em desenvolvimento pela eficácia das plantas, os efeitos colaterais das drogas modernas e o desenvolvimento da ciência e tecnologia .

Pois bem .... A utilização das plantas é bastante versátil e favorecida pela criatividade do nosso povo. Podemos usar as plantas em chás , macerados , sucos , sopas e ate mesmo como recheio de tortas ou saladas. Qualquer tipo de preparação culinária certamente preservará parte dos fitoquímicos que agem terapeuticamente e é assim que devemos ver a fitoterapia no Brasil . Devemos lembrar também que se as plantas nos fazem bem podem nos fazer mal e portanto merecem muito estudo e orientação especializada , sempre realizada por um profissional de saúde capacitado.

Usar plantas medicinais em nossa culinária quer dizer que o nosso arroz doce de cada dia merece a canela pelo fato da canela agir como um agente hipoglicemiante e antioxidante. As nossas sopas de legumes precisam conter pelo menos um pedaço de gengibre para além de nutrirem nosso corpo também aumentarem nossa imunidade na época de inverno , quando estamos mais sujeitos ao vírus. 

Mas o tratamento nutricional mais fácil de ser identificado é o uso de sucos !!! Nada melhor para estimular a digestão que um bom copo de suco de abacaxi batido com uma colher de sopa cheia de hortelã fresca.... Melhor ainda se a água que usarmos para bater este suco for substituída por chá de espinheira santa . Desta maneira não há má digestão que sobreviverá! E aí? Convenceu-se que é muito mais fácil do que você pensava? Aguarde o próximo post que você receberá ainda mais informação e orientação.

Texto:
Nutricionista Vanderli Marchiori (Vice-presidente da Associação Paulista de Fitoterapia (APFIT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário