quarta-feira, 10 de abril de 2013

Aspectos fitotécnicos da almecegueira

TEXTO DO PROJETO: “EXTRATIVISMO NÃO-MADEIREIRO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA

NOME CIENTÍFICO: Protium heptaphyllum (Aubl.) Marchand.
FAMÍLIA: Burseraceae

A propagação pode ser através de sementes (Revilla, 2001). Um quilograma de sementes secas contém aproximadamente 11.000 unidades. Para se obter as sementes, os frutos devem ser colhidos diretamente da árvore quando iniciarem a abertura espontânea.

Em seguida devem ser deixados ao sol para completar a abertura e liberação das sementes. 

Devido à suculência do arilo que envolve as sementes é necessária uma secagem prolongada para poder armazená-las. A viabilidade das sementes para armazenamento é curta, não ultrapassando 90 dias, e para poder armazená-las é necessária uma secagem prolongada devido à suculência do arilo que envolve as sementes (Lorenzi, 1992). 

As sementes devem ser colocadas para germinar logo que colhidas, em canteiros ou diretamente em recipientes individuais contendo substrato organo-arenoso, e cobertas com uma camada do substrato peneirado, de 0,5 cm de espessura. Deve-se irrigar diariamente. A   emergência ocorre em 15-25 dias, com uma taxa de germinação geralmente baixa (Lorenzi, 1992). Em um experimento as sementes germinaram bem, tanto no substrato de areia lavada como em vermiculita. Obteve-se uma taxa de germinação de 94%, em vermiculita, após 26 dias, e de 87,5%, em areia, após 30 dias (Mekdece et al., 1999). Em substrato terra e húmus nas mesmas proporções o percentual de germinação foi de 44% aos 26 dias (Rangel et al., 1997). 

O desenvolvimento das plantas no campo é moderado (Lorenzi, 1992). Não foram observados pragas ou ataques às plantas. Em culturas puras indica-se que o espaçamento tenha distâncias menores do que 4 x 4m a 5 x 5m, pois o objetivo é que as árvores cresçam em altura e produzam maior quantidade de breu nos troncos. Consorciada, existe uma proposta de cultivos com banana e macaxeira nos dois primeiros anos (Revilla, 2001). 

Coleta, armazenamento e processamento 

Coleta 

O breu é coletado do tronco e do chão de maneira manual, durante o ano inteiro, mas principalmente no verão. São feitos pequenos cortes no tronco para provocar a produção do breu e acúmulo no tronco. Após a coleta deve ser colocado para secar à sombra e depois em sacos de fibra ou de juta (Revilla, 2001). 

Armazenamento 

O breu seco pode ser armazenado por mais de um ano sempre quando estiver em ambiente seco e arejado (Revilla, 2001).

Para baixar o arquivo, com as referências, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário