quarta-feira, 24 de abril de 2013

Chá verde: cuidado!! (Boletim PLANFAVI n. 25, janeiro a março, 2013)

Recentemente a Anvisa recebeu denúncias de mortes, como também de aparecimento de abcessos subcutâneos, que poderiam estar relacionadas a administração de extratos obtidos de chá verde por via parenteral. Em um dos casos denunciados em que ocorreu morte, a usuária teria recebido uma injeção de chá verde subcutâneo, prescrito com o objetivo de emagrecer, por médico habilitado, e manipulado em farmácia de manipulação autorizada, porém, o produto prescrito não era seguro.


O profissional prescritor é responsável pelas substâncias que está prescrevendo, devendo prescrever apenas aquelas que sejam reconhecidas como seguras e eficazes, o que nem sempre ocorre, sendo muitas vezes guiados por modismos. Da mesma forma, o farmacêutico responsável pela farmácia de manipulação deve avaliar a formulação a ser prescrita, e, caso considere que a mesma não é segura e eficaz, não deve manipulá-la.

Após estudos de casos semelhantes, a Anvisa publicou, em outubro de 2012, a suspensão da fabricação, manipulação, distribuição, comércio e uso de qualquer medicamento injetável a base de extratos vegetais, isolado ou em associação com outras substâncias vegetais ou sintéticas. Essa decisão foi tomada porque não existem estudos científicos que comprovem os benefícios e a segurança da administração subcutânea desses extratos, e para que novos casos não venham a ocorrer.

A situação agrava-se nesse caso, pois a manipulação de medicamentos parenterais deve seguir cuidados estritos para que não haja contaminação da formulação. Outro problema é que, em alguns casos, além do extrato de chá verde, eram associados na mesma formulação vitaminas ou outras substâncias isoladas.

Diversos profissionais podem prescrever medicamentos fitoterápicos, como os médicos e dentistas, além dos nutricionistas e farmacêuticos que podem indicar fitoterápicos isentos de prescrição médica. Assim, esses profissionais precisam estar capacitados.

A população também deve ficar atenta, especialmente aos produtos indicados como emagrecedores, pois, muitas vezes pode estar se submetendo a terapias não comprovadamente eficazes e, ainda pior, colocando suas vidas a risco.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário