quinta-feira, 18 de abril de 2013

Navio vira jardim flutuante na Noruega

25 fevereiro de 2013, por Equipe No Pátio
Espaços verdes, fazendas urbanas e hortas em grandes cidades por mais que sejam temas, ou melhor, atitudes que ainda estão ganhando terreno entre as populações urbanas, tem muita gente já despertando para essas práticas. E se um espaço assim existisse em um navio guindaste? Um tanto quanto inusitado, mas real para um grupo da cidade norueguesa de Antuérpia.

O projeto construído pelo coletivo de arte Time Circus tem uma espécie de “casa na árvore” feita com materiais recicláveis, galinheiro, e claro, muitas hortas e plantas por todos os lados.
A proposta social do jardim flutuante tem como objetivo aumentar a conscientização local sobre como a agricultura urbana pode operar, através de oficinas comunitárias sobre compostagem e outras práticas sustentáveis. Além da horta, há também uma estufa, e uma cozinha onde os alimentos podem ser preparados com ingredientes vindos diretos do jardim.

Com previsão prevista para continuar até 2014, o projeto é um bom exemplo de como espaços alternativos, abandonados podem ser usados para finalidades sustentáveis, além de servirem como lugares para práticas de educação ambiental ealimentação mais saudável.
E os criadores não querem parar com o jardim flutuante, a ideia é ampliar o projeto, por isso já estão construindo, ao lado do jardim, um atelier flutuante para artistas e cozinheiros. Para a construção eles estão usando resto de madeira de trilhos de trem e pretendem levar o novo para Lisboa e República Checa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário