quarta-feira, 24 de abril de 2013

Notícias Agricultura urbana agroecológica é tema de Pesquisa na FSP USP

Foto Silvana Ribeiro

17.04.2013

Investigar a experiência do Projeto Colhendo Sustentabilidade: Práticas Comunitárias de Segurança Alimentar e Agricultura Urbana (PCS), desenvolvido entre 2008 e 2011, no município de Embu das Artes, São Paulo, é o objetivo da dissertação de mestrado “Agricultura urbana agroecológica sob o olhar da Promoção da Saúde: a experiência do Projeto Colhendo Sustentabilidade – Embu das Artes – SP”, de autoria da administradora Silvana Maria Ribeiro, que será defendida no próximo dia 30 de abril na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, sob orientação da Profa. Drª. Helena Akemi Wada Watanabe, docente do Departamento de Prática de Saúde Pública da FSP/USP.

O que motivou a pesquisadora Silvana a realizar tal estudo, foi seu envolvimento profissional com a área pesquisada e a percepção de que no Brasil e no mundo, o fenômeno da urbanização nas últimas décadas tem ocasionado diversas mudanças no perfil demográfico, na qualidade de vida e no abastecimento alimentar das populações, além da grave crise ambiental instaurada nas grandes cidades. A agricultura urbana e periurbana de base agroecológica tem se apresentado como uma alternativa para o meio ambiente das cidades e para a saúde das populações urbanas, contribuindo com o desenvolvimento da biodiversidade; para o melhor aproveitamento dos espaços e dos resíduos; para o manejo adequado dos recursos de água e solo e para o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional (SAN). 

Silvana constatou com o trabalho de pesquisa que o projeto buscou fomentar a participação social, desenvolver habilidades pessoais e coletivas e reforçar a ação comunitária por meio do empoderamento comunitário. O processo educativo contribuiu para a formação de agentes multiplicadores em práticas sustentáveis e criação de espaços saudáveis. Os participantes relataram mudanças nos hábitos alimentares; descoberta de novas espécies comestíveis; acesso a uma alimentação diversificada e melhoria na saúde física e mental após envolvimento nas atividades nas hortas comunitárias. 

Para a pesquisadora Silvana, “os depoimentos das agricultoras e agricultores urbanos de Embu das Artes, coletados durante as oficinas de sistematização de experiência, revelaram a agricultura urbana agroecológica como uma atividade promotora de saúde.”

Com estes resultados, a pesquisadora verificou a potencialidade do PCS na elaboração de políticas públicas saudáveis intersetoriais, contribuindo para resultados mais efetivos de melhoria na qualidade de vida das populações, promovendo de forma mais ampla a saúde das pessoas.

“Os resultados obtidos na pesquisa comprovaram que a agricultura urbana agroecológica aliada à educação popular pode contribuir efetivamente para a promoção da saúde e da segurança alimentar”, afirma Silvana.

Mais informações com Silvana, pelo e-mail: silmaribe@gmail.com / silmaribe@usp.br
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário