quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fitoterapia, uma contribuição da MTC


Texto: Fabia Cilene Dellapiazza - fabia.vida@uol.com.br
Consultório : (19) 3406-7890

Conhecendo as Plantas em relação ao seu Sabor, Natureza e Movimento! 

A interdisciplinaridade de profissionais envolvidos nos estudos de plantas medicinais, (engenharia, biologia, farmácia, química, entre outros); vem contribuindo para maior eficácia e terapêutica para prescritores e órgãos reguladores . 

Na MTC, a fitoterapia torna-se uma aliada no tratamento dos pacientes com diferentes quadros clínicos, agregando valores e melhorando o prognóstico dos pacientes, por apresentarem ações: sedativas, antioxidantes, antiinflamatórias, hipoglicemiantes, colerética, colagoga ... Somando aos conceitos da MTC Yin e Yang e outras características denominadas sutis como a Natureza, Sabor e Movimento. 

Pensando como o Chinês: 

O “Sabor” é uma espécie de código do alimento, algo que marca o paladar podendo atrair ou repugnar. 

Para os Chineses o sabor picante tem a função de ativar a circulação, fazendo a pessoa suar. O sabor doce, a função de acalmar as sensações agudas de desconforto. O sabor azedo a função de estagnar um movimento e assim conter por exemplo uma diarreia ou suor excessivo. O sabor salgado mobiliza rigidez (músculo ou articulação). O sabor amargo reduz o calor do corpo, drenam fluidos corporais. 

Movimento e Natureza ... 

O Leste cria o vento. O vento cria a madeira, a madeira o sabor ácido, o sabor ácido nutre o Fígado, o Fígado nutre os músculos (tendões/ligamentos), os músculos fortalecem o Coração. 

Do Sul vem o calor, o calor produz fogo, o fogo produz sabor amargo, o amargo nutre o Coração, o Coração nutre o sangue e o sangue dá vida ao Estômago. 

Do Centro vem a umidade que cria a terra, a terra cria o sabor doce, o sabor doce nutre o Baço que nutre as carnes (músculos) que fortalecem o Pulmão. 

Do Oeste vem a secura que produz o metal, o metal cria o sabor picante, o sabor picante nutre o Pulmão, o Pulmão nutre a epiderme que fortalece os Rins. 

O Norte cria o frio, o frio produz a água, a água gera o sabor salgado, o sabor salgado (não o sal) nutre os Rins, os Rins nutrem os ossos e a medula (sanguínea), que fortalecem o Fígado. 

Em relação a Natureza podemos descrever os alimentos e plantas: quente, morno, neutro, fresco e frio. 

Existem tabelas, onde cada alimento, planta ou condimento foram avaliados e assim definidos e direcionados. 

Parece complicado, mas é muito prazeroso fazer as combinações e conferir o resultado final. 

Para entender melhor, uma pequena pincelada nos Cinco Elementos: 

Dentro dos 12 meridianos, levando em consideração os cinco elementos: Rim/Bexiga (água/), Fígado/Vesícula Biliar (madeira), Coração/Intestino Delgado/ Triplo Aquecedor/Pericárdio (fogo), Baço/Estomago (terra), Pulmão/Intestino Grosso (metal), cada elemento é caracterizado por um sabor. Tanto na fitoterapia como na acupuntura tonificamos ou sedamos aquele determinado Órgão ou Víscera. 

Alguns exemplos: 

Lúpulo (Humulus lupulus) – natureza fresca, sabor amargo, movimento para dentro. Com ação, diurética, sedativa, digestiva. 
Funcho (Foeniculum vulgare) – natureza morna, sabor picante, movimento para cima. 
Com ação, carminativa, digestiva, expectorante. 
Chá verde (Camelia sinensis) – natureza fresca, sabor amargo/doce. Com ação antioxidante, ansiolítica, digestiva. 
Conclusão: Agregar conhecimentos milenares ao da medicina ocidental só quem ganha é a Saúde, principalmente a preventiva! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário