quinta-feira, 16 de maio de 2013

Inpa fará diagnóstico das potencialidades agronômicas de Manaquiri, no AM

O amendoim da Amazônia, fruto pesquisado pelo Inpa, pode gerar um óleo usado na indústria de cosméticos (Foto: Daniel Jordano)

10/05/2013 - O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) fará, em parceria com outras instituições, um diagnóstico para avaliar o potencial agronômico do município de Manaquiri, distante 60 quilômetros de Manaus. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (8/05) durante o 1º Encontro de Desenvolvimento Sustentável e Tecnologias Sociais realizado pelo Inpa no município e teve o objetivo de debater um projeto integrado de desenvolvimento econômico com base em pesquisa científica e qualificação de produtores.

O evento reuniu representantes de indústrias, de comunidades rurais, da prefeitura de Manaquiri e pesquisadores. De acordo com o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro, o objetivo é atrelar ciência e geração de renda. “Vamos desenvolver atividades com base nas pesquisas que já são desenvolvidas aqui e fazer esse diagnóstico. O nosso objetivo é identificar os problemas na cadeia produtiva”, disse.

Ainda de acordo com o diretor substituto, a capacitação continuará. “Vamos usar a pesquisa científica no processo de capacitação, vamos investir pesado tanto na capacitação através das tecnologias sócias quanto em pequenos cursos”, afirmou.

Plano integrado

O Inpa já trabalha com a capacitação de produtores rurais há oito anos por meio de um projeto desenvolvido pelo pesquisador Juan Revilla. Ao todo, aproximadamente dez pesquisas são desenvolvidas pelo Inpa no centro de treinamento do município, entre elas, o uso do amendoim da Amazônia para fabricação de óleo, que pode ser usado pela indústria de cosméticos e tem potencial econômico.

De acordo com Revilla a ação em Manaquiri representa a possibilidade de aplicar as pesquisas na prática. “Agora vamos colocar tudo isso em prática. A aplicação das pesquisas representa alternativa de geração de renda”, assegurou.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Produtores Rurais e Beneficiadores de Plantas Medicinais (Copefito) de Manaquiri, Antônio Santa Rita, o evento contribuiu para a formação de políticas públicas no setor primário. “Com eventos como esse, Manaquiri poderá melhorar sua produção. É um passo para valorizar o produtor rural”, disse.

O vice-prefeito do município, Jair Becil, afirmou que a parceria do poder público com o Inpa ajudará na conservação dos recursos naturais e trará fonte de emprego e renda para a cidade. “É um meio de geração de emprego para os produtores e a qualificação deles. A população recebe esse projeto integrado muito bem e os produtores estão ansiosos para ver ele em prática, pois já estamos em fase de implantação”, ressaltou.

Para a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa e organizadora do evento, Denise Gutierrez, o encontro ajudará na formação de políticas públicas baseadas em ciência por meio de parcerias. "Agregamos parcerias e reunimos todos os atores deste processo. Já temos resultados de pesquisas, mas não temos o poder de fazer essa transferência (de conhecimento) sozinhos, por isso a importância das instituições conservarem", afirmou.

O evento contou com a parceria da prefeitura de Manaquiri e também da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entre outras instituições.

Fonte: Inpa, por Daniel Jordano
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário