quarta-feira, 8 de maio de 2013

Pholia magra

Aspectos botânicos

Inicialmente, seu nome mais conhecido era porangaba, mas devido à rápida fama que conseguiu como emagrecedora, passaram a denominá-la de pholia magra, o que gerou um bocado de confusões. Outros nomes populares que recebe no Brasil são chá-de-bugre, chá-de-frade, louro-mole, maria-preta, bugrinho e café-do-mato. Cientificamente, é reconhecida como Cordia salicifolia Cham (CS) (com a sinonímia Cordia ecalyculata, também muito utilizada nos textos científicos), e pertence à família Boraginaceae, a mesma de outras espécies famosas internacionalmente, como, por exemplo, o borago (Borago officinalis) e o confrei (Symphytum officinale).
Foto: Eduardo Luís Hettwer Giehl

A espécie se distribui espontaneamente principalmente nas florestas tropicais, mas hoje podemos encontrar espalhada em boa parte do Brasil, em decorrência do aumento de seu consumo. Sua origem é da América do Sul, e o "poranga", do Tupi, significa belo, e as denominações que levam café no nome, é justificado pelo fato de seus frutos lembrarem café. 

É uma pequena árvore, com 8 a 12 metros de altura. Suas folhas possuem formato de lança (lanceoladas), as suas flores são amarelas esbranquiçadas e campanuladas. No Brasil, além de uso medicinal, é cultivada como ornamental, considerada melífera e seus frutos atraem grandes quantidades de pássaros, mas não são usados na alimentação humana.

Popularmente, seus usos mais comuns são como diurético, depurativa, tônica, emagrecedora e para diminuir o apetite.

Aspectos farmacológicos

Esta planta de acordo com estudos e trabalhos publicados, indica possuir ação diurética, ação redutora de depósito de celulite por ser estimulante da circulação, ação cardiotonica, possui ação energética, o estrato etanólico das folhas reduz a replicação do vírus Herpes Tipo I e apresenta citotoxidade para alguns tipos de células cancerígenas. O efeito emagrecedor da pholia magra pode ser devido a uma atividade inibidora atuante no sistema nervoso central, por isso esta planta age como supressora do apetite, ela contribui para uma maior queima de gordura localizada principalmente do abdomên, além de atuar como estimulante do sistema imunológico. Pode ser usada para evitar o depósito de gorduras na parede das artérias coronarianas diminuindo os riscos de problemas cardíacos relacionados ao sobrepeso.

Devido sua alta concentração , apresenta o dobro dos principais constituintes ativos como a cafeina e o ácido alantólico. As altas concentrações de cafeina natural que é uma substância termogênica, estimulante do sistema nervoso central e também por ser levemente diurética, podem auxiliar na eliminação do excesso de líquidos e também reduzir a concentração de gorduras.

A cafeina conhecida como trimetilxanina é um importante estimulante do sistema nervoso central, e possui dois mecanismo de ação no organismo humano, ela antagoniza os receptores de adenosina, o neurotransmissor dos neurônios purinérgicos e também inibi a enzima fosfodiesterase, a responsável pela destruição do mediador químico intracelular denominado adenosina monofosfato cíclico, o que causa um aumento do AMP cíclico intracelular. Esses efeitos nas membranas e no interior das células determinam alterações no movimento do cálcio intracelular, o principal íon envolvido no processo de contração das fibras musculares. Talvez alterações iônicas semelhantes ocorrem nas células nervosas e glandulares, onde a cafeina possui um efeito estimulante, importantíssimo para a faixa etária , a partir dos 30 +. 

As principais indicações da pholia magra são: perda de peso, redutor do excesso de gorduras localizadas, tratamento da retenção de líquidos, tonificante muscular, energizante, cardiotônico, anti-viral.

Uma alerta sobre o seu uso: a alantoina presente em sua composição, pode causar lesão hepatocelular, conforme citado no link:http://quintaisimortais.blogspot.com.br/2013/05/ged-gastroenterol.html. Portanto, seu uso deve ser acompanhado e indicado por profissional capacitado

Referências Bibliográficas:

Arisawa, M; Fujita A; HayashiT; Hayashi K; Ochiai H; Morita N. Cell growth inhibition of KB cells by plant extracts. Natural Medicines, 48,338-347.1994

Cruz, G.L. Dicionário das plantas úteis do Brasil, 5.ed. Rio de janeiro: Bertrand .pp.599.1995.

Mac Claran, S.R; Wetter, TJ. Low doses of caffeine reduce heart rate during submaximal cycle ergometry. J int Soc, Sports Nutr. Oct9;4 (1):11.2007.

Sindler,B,H. Herbal therapy for management of of obesity: observations from a clinical endocrinology practice. Endocr Pract., 7,443-447.2001. 

Texto: 

Nutricionista Esportiva e Clínica Ortomolecular Soraia Azzuz 
Avenida dos Eucaliptos, 656 sala 23 Moema, São Paulo, tel: (11) 4114 2148 ou 77560865 

Engenheiro Agrônomo Marcos Roberto Furlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário