quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saberes e Sabores

Em busca de uma alternativa que alie respeito à natureza e geração de renda, o Musa e a Associação de Agricultores do Assentamento Água Branca (ASTAB) firmaram parceria para produzir as chamadas hortaliças não-convencionais – aquelas que não encontramos facilmente em mercados e feiras. 

Assim nasceu o Saberes e Sabores.

Cubiu, vinagreira, cariru e ariá são algumas das espécies cultivadas por 10 famílias que atualmente participam do projeto. Bem estudadas pelos cientistas, essas plantas são fonte de fibras, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. 

O cultivo é realizado sem o uso de agrotóxicos com o apoio de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). 

Os produtos do Saberes e Sabores estão à venda em duas feiras de Manaus, que acontecem aos sábados:

• Feira do CIGS - Avenida São Jorge nº 750, Bairro São Jorge – 6h às 12h
• Feira do MAPA - Avenida Maceió nº 460, Adrianópolis – 6h30 às 12h

Para saber as datas das feiras e os produtos que estarão à venda, confira nossa Agenda

Conheça aqui mais sobre as hortaliças não-convencionais e aprenda receitas para uma nova mesa amazônica.

Receita - Patê de cariru-de-espinho
Pereskia bleo ou cariru-de-espinho

Assim como Pereskia aculeata, esta planta também conhecida popularmente como ora-pro-nobis. Trata-se, no entanto, da espécie Pereskia bleo. O patê pode ser servido com biscoitos ou pães ou usado para rechear pastéis e massas em geral, como capelletti e rondelle.

Ingredientes

1 dente de alho picado
3 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa rasa de sal
400 g de queijo ricota ou queijo frescal
400 g de folhas de cariru-de-espinho
3/4 copo de água fervente

Modo de preparo

Coloque a panela ao jogo e adicione sal a gosto, o alho e as 3 colheres de óleo (ou menos, se preferir). Adicione as folhas de cariru-de-espinho picadas e refogue. Corte a ricota ou o queijo em pedaços pequenos e refogue com demais ingredientes. Transfira o refogado aos poucos para o liquidificador. Se houver necessidade, acrescente um pouco de água fervente para deixar a pasta mais macia, de modo que seja mais facilmente batida no liquidificador. 

Quando estiver homogêneo, o patê está pronto!

Observação: pode ser usado tofu ou mesmo requeijão para substituir a ricota/queijo frescal. Também é possível adicionar outros temperos para realçar o sabor, como chicória-de-caboclo, manjericão, orégano, cebola/cebolinha, cheiro-verde, alecrim e outros.

Esta receita é de autoria de Valdely Kinupp, pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Manaus-Zona Leste (Ifam-CMZL) e colaborador do projeto Saberes e Sabores.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário