sexta-feira, 21 de junho de 2013

O poder medicinal das Ervas: Thymus Vulgaris – a erva da Coragem e da Bravura

Foto - Thymus vulgaris - Glastonbury - UK


É uma planta herbácea das mais usadas na medicina ocidental desde tempos imemoriais. Acredita-se que tenha sido usada pelos Sumerianos (3.500 anos atrás), muito provavelmente queimado como fumegante aromático. 

Os egípcios o chamavam de Tham, e empregavam o tomilho no processo de embalsamento. Os Gregos faziam seu uso na culinária e também o usavam para desinfetar o ar, como prevenção contra o espalhamento de doenças contagiosas.

O aroma dessa erva foi muito valorizado pelos Gregos, que o chamavam de Thymon, significando “fumegar”; por outro lado, este nome também tinha ligação com a palavra “coragem”, pois a planta era associada com a bravura. Eles o usavam para purificar os templos e lugares de rituais. Os soldados Romanos se banhavam com a erva do Tomilho, antes de saírem para as batalhas, e o dedicavam a Deusa Vênus. Foi também muito usado em rituais de banhos para remover dores e sofrimentos vivenciados no passado, por meio da água, contendo o tomilho. Na Idade Média, ele era usado nos cachecóis dos Cavaleiros que partiam para as Cruzadas.

Umas das plantas mais energéticas da família das Labiadas, o erbarista John Gerard, em 1597, a classificou como quente e seco. Juízes, na corte inglesa, a carregavam consigo para protegê-los contra doenças infecto contagiosa.

Nicolas Culpeper dizia sobre o Tomilho: “ Nobre fortalecedor dos pulmões, ele purga o muco do corpo, excelente para respiração curta, não causa danos, não se deve temer o uso desta poderosa erva, usado em forma de massagem, elimina o inchaço, causado por retenção de liquido, dores ciática, trata dores no baço, oferecendo alivio e leveza para este órgão; excelente para tratar quem sofre de gota. Oferece grande conforto para o estomago”.

Suas propriedades são muitas – um poderoso germicida (bactericida, fungicida, virótico e parasítico), antiinflamatório, analgésico, mucolitico, expectorante, estimulante, broncodilatador, antisséptico, antiespasmódico, imunoestimulante, neurotônico, tônico sexual e uterino. Restaurador do ânimo e da coragem em tempos de adversidades e estresse emocional. 

Segundo Valerie Worwood, aromaterapeuta inglesa, há fogo no interior da essência do Tomilho, este fogo convoca as mais poderosas forças inerentes ao individuo, para que ele não se atemorize e possa sempre que necessário tentar novamente, conquistar seus objetivos sem medo de fraquejar ou de ser ridicularizado, caso não atinja os resultados almejados. Esta força que está contida no âmago da essência desta poderosa erva tem forte ressonância com a força interna do homem, que o conduz a conquistar suas vitórias na vida. 

Existem fortes evidências de que podem ter sido os romanos que introduziram o Tomilho pela Europa.

Texto e foto: 
Vera Lucia Guedes - Aromaterapeuta Clínica - vera@aromavera.net www.aromavera.net

2 comentários:

  1. Excelente, gostei muito mesmo. Obrigada por postar o trabalho do Tomilho. Abraço com carinho Vera Guedes

    ResponderExcluir
  2. Olá, Vera! Eu que sou muito grato pelo seu texto.

    ResponderExcluir