terça-feira, 4 de junho de 2013

Plantas medicinais são alternativas para cuidar da saúde, no Amapá



Data: 25.05.2013

Farmácia do Instituto Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá reúne mais de 500 espécies de plantas medicinais.

Paula Monteiro - jornalismo@portalamazonia.com
Farmácia do Iepa. Foto: Márcia do Carmo/Agência Amapá

MACAPÁ - Na Amazônia, prevenir e tratar doenças com remédios à base de plantas medicinais é uma tradição para os “povos da floresta”. Pensando no conhecimento adquirido por essas comunidades, que pela distância e difícil acesso às unidades de saúde, viram-se obrigados a desenvolver “a própria cura”, pesquisadores do Amapá uniram ciência ao conhecimento tradicional na chamada medicina fitoterápica.

Com essa visão, a farmácia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa) reúne mais de 500 espécies de plantas medicinais para a produção de mais de 50 medicamentos fitoterápicos.

A pesquisadora do Iepa, Terezinha de Jesus, disse que os medicamentos feitos à base de plantas medicinais têm ação multifuncional, diferente do medicamento alopático. Como por exemplo, a casca da árvore jucá é usada para produção de remédio em diversas formas. “É um excelente expectorante, mas também anti-inflamatório de alto poder cicatrizante”, explicou, garantindo que os remédios fitoterápicos não possuem quase efeito colateral.

Dos mais de 50 medicamentos e cosméticos produzidos com plantas da Amazônia, são aproveitadas cascas, folhas, sementes e raízes que são usados para produção de xaropes, loções, óleos, gel, xampus e sabonetes. A exemplo do Gel de Jucá. O medicamento serve para tratar diabetes e pode ser incluso na lista de remédios do Ministério da Saúde. O projeto para obtenção da licença está em tramitação e aguarda autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os medicamentos passam por intensas pesquisas para estudar desde sua eficácia a sua viabilidade no mercado. O projeto Farmácia da Terra, desenvolvido pelo Iepa permite intercâmbio de informações entre as comunidades e os estudiosos, que agregam valor dos fitoterápicos através da troca do conhecimento científico e popular.

O está localizado na Avenida Feliciano Coelho, nº. 1.509, bairro Trem, em Macapá. A farmácia opera de segunda à sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h30 às 18h. O preço dos medicamentos variam entre R$ 3 e R$ 8.

Link:

2 comentários: