quarta-feira, 3 de julho de 2013

Nomes de plantas na medicina Ayurvédica: Brahmi

Texto: 

Adriana Machado de Paiva (Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya e Letras pela UFG)

Marcos Roberto Furlan (Engenheiro Agrônomo)



Na medicina Ayurveda, é comum relacionar um nome com o uso, assim como acontece no Brasil, com a palavra boldo, que pode ser referência para pelo menos 6 espécies. O boldo, por exemplo, está relacionado com o uso para problemas digestivos, enquanto muitos nomes populares da ayurveda têm relação com o uso tanto espiritual quanto medicinal. Como primeiro exemplo, tem-se o nome Brahmi, que está associado a duas espécies: a Bacopa monnieri (sinônimo Herpestis monnierae) e a Centella asiatica (sinônimo Hydrocotyle asiatica).

Em algumas traduções, a C. asiatica recebe também o nome popular, no Brasil, como acariçoba, o que gera confusão com a Hydrocotyle umbellata, pois esta é mais frequentemente chamada por acariçoba. Além de Brahmi, a C. asiatica tem a denominação mandookaparni.

O termo Brahmi, em Sânscrito, significa “consciência ou sabedoria”. Por este motivo, na Índia, pátria do Ayurveda, as espécies são designadas por esse nome por desanuviar o pensamento e melhorar a memória.

A Centella asiatica, conforme afirma Deepack Chopra, tem resultado positivo em uma ampla tipologia de doenças, que vão dos problemas digestivos à loucura. Além de estimular o cérebro, também serve para cicatrizar ferimentos, embora, na Índia, seja mais reconhecida como tônico mental. Porém, é utilizada no Ocidente como contratora de veias varicosas, com papel importante no tratamento de cólicas, inchaços, celulite e edemas.


É importante realçar que as duas são encontradas no Brasil, sendo a centelha-asiática encontrada em jardins, crescendo espontaneamente, e B. monnieri em aquários (é denominada pelos aquaristas como moneywort.  De forma resumida, tradicionalmente na Índia, a espécie é utilizada como tônico do cérebro, para melhorar o desenvolvimento da memória, da aprendizagem e da concentração, além de uso  para proporcionar alívio para epilépticos e pacientes com ansiedade.

Neste link, você irá encontrar uma boa revisão sobre os usos da espécie: http://www.thorne.com/altmedrev/.fulltext/9/1/79.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário