sexta-feira, 12 de julho de 2013

Pesquisa financiada pela FAPEAM avalia potencial farmacológico do murici amazônico

Notícias da FAPEAM
Na região norte o fruto é usado na preparação de sucos, sorvetes e licores (Foto: Reprodução)

10/07/13 - O Brasil importa a maioria dos medicamentos que consome. Um problema que, segundo alguns especialistas, pode ser amenizado se o potencial farmacológico de algumas plantas brasileiras forem mais valorizados, principalmente o de espécies amazônicas.

O murici, do gênero Brysonima (Malpighiaceae), rico em cálcio e fósforo é uma dessas espécies promissoras. Na região norte o fruto é usado na preparação de sucos, sorvetes e licores, mas alguns pesquisadores têm visto nele muito mais que seu sabor exótico.

Diversos grupos de pesquisa na América Latina têm estudado esse gênero e comprovado diversas potencialidades farmacológicas. Aqui no Amazonas, a professora-pesquisadora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UFAM, Fernanda Simplício, está desenvolvendo um estudo sobre o murici para avaliar a capacidade anti-inflamatória e analgésica da fruta.

O projeto prevê a realização de três etapas que envolvem desde a extração de substâncias puras do murici, avaliação de ação cicatrizante e toxicidade, finalizando com testes para saber se medicamentos podem ser produzidos com o fruto.

A pesquisadora diz que espera obter quatro substâncias químicas com potencial farmacológico. Se os resultados forem positivos, ela pretende solicitar patentes para as atividades com as substâncias. A pesquisa tem como um dos objetivos desenvolver novos medicamentos com produtos amazônicos para que o mercado e sistema de saúde local obtenham um pouco mais de autonomia em relação a outros estados do País.

Simplício vai dar andamento a sua pesquisa com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas(FAPEAM). O projeto 'Potencial Medicinal de Espécies do Gênero Brysonima (Malpighiaceae) de Ocorrência na Cidade de Manaus, Amazonas, Brasil' foi um dos aprovados pelo Conselho Diretor da fundação para participar do Programa de Concessão de Bolsas de Apoio Técnico a Projetos de Pesquisa- Apoio Técnico. O estudo vai contar com investimento em torno de R$ 45 mil.

Leandro Guedes - Agência FAPEAM

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário