terça-feira, 2 de julho de 2013

Planaltina é referência no uso de plantas medicinais

Centro de Práticas Integrativas realizou 4 mil atendimentos neste ano

O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde de Planaltina (Cerpis), pioneiro no tratamento com ervas medicinas, realizou cerca de quatro mil atendimentos nos primeiros cinco meses deste ano. A unidade atende pacientes de todo o Distrito Federal e Entorno, nas áreas de homeopatia, acupuntura, terapias comunitárias, automassagem e oficinas integrativas, além de distribuir e manipular de produtos fitoterápicos.

Na área da fitoterapia, o Centro conta com uma farmácia viva que manipula medicamentos, distribui gratuitamente mudas de plantas medicinais e produtos fitoterápicos para a população.

O Cerpis, que integra a política de Atenção Primária em Saúde do Governo do Distrito Federal, ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, onde são cultivadas 50 espécies de ervas medicinais e produzidas pomadas, tinturas e xaropes para os moradores de Planaltina.

Segundo o coordenador da Cerpis, Marcos Freire, a intenção é promover cada vez mais o uso de medicamentos naturais e incentivar atividades físicas para os pacientes. “A prática de atividades físicas é um fator importante para a promoção da saúde, ajuda a pessoa a cuidar de si mesma, o que pode diminuir a necessidade de medicamentos e evita inúmeras doenças”, afirmou Freire.

Atendimentos – No Centro Fitoterápico, cerca de 30 profissionais atendem a comunidade nas especialidades de homeopatia, adulto e criança, psicologia, individual e grupo, terapias comunitárias, automassagem, tai chi chuan, produção de fitoterápicos e nas oficinas Integrativas.

Data: 24.06.2013

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário