quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sobre a Resolução que trata da regulamentação da prática da fitoterapia pelo Nutricionista

Revogando a resolução CFN n. 402/2007, o Conselho Federal de Nutrição (CFN) lançou no dia 25 de junho de 2013 a Resolução nº 525, que trata da regulamentação da prática da fitoterapia pelo Nutricionista.


Resolução na íntegra, publicada no Diário Oficial.



Com destaque para os artigos:

Art. 2º. O Nutricionista poderá adotar a fitoterapia para complementar a sua prescrição dietética somente quando os produtos prescritos tiverem indicações de uso relacionadas com o seu campo de atuação e estejam embasadas em estudos científicos ou em uso tradicional reconhecido. Parágrafo Único. Ao adotar a Fitoterapia o nutricionista deve basear-se em evidências científicas quanto a critérios de eficácia e segurança, considerar as contra indicações e oferecer orientações técnicas necessárias para minimizar os efeitos colaterais e adversos das interações com outras plantas, com drogas vegetais, com medicamentos e com os alimentos, assim como os riscos da potencial toxicidade dos produtos prescritos. 

Art. 3º. A competência para a prescrição de plantas medicinais e drogas vegetais é atribuída ao nutricionista sem especialização, enquanto a competência para prescrição de fitoterápicos e de preparações magistrais é atribuída exclusivamente ao nutricionista portador de título de especialista ou certificado de pós-graduação lato sensu nessa área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário