quinta-feira, 4 de julho de 2013

UFMT, IFMT, Sesc Pantanal e prefeitura de Poconé assinam termo de cooperação para implantação do programa de plantas medicinais e fitoterápicos

Data: 03.07.2013

O IFMT disponibiliza no Napan uma área coberta de 144 metros quadrados para implantação da Farmácia Viva, além de um espaço de aproximadamente um hectare e meio para ser instalado o viveiro/horto

Texto: Fonte Site da UFMT

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder, o vice-reitor em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Ademir José Conte, e os representantes da Estância Ecológica Sesc Pantanal, José Alberto Guimarães, e da prefeitura de Poconé, secretário municipal de Saúde, Darlan Guimarães Ribeiro, assinaram termo de cooperação técnico-científica multinstitucional,nesta segunda 01.07, a fim de realizar a instalação, implantação e execução do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos de Poconé/MT. A solenidade contou com a participação do diretor do Núcleo Avançado do Pantanal do IFMT, campus de Cáceres, Jasson Borralho Paes e Barros, e da representante do Laboratório de Farmacologia da Faculdade de Medicina, Isanete Geraldine Costa Bieski. 

O objetivo geral do termo de cooperação é a produção de mudas, drogas vegetais e fitoterápicos para disponibilizar à Rede Básica de Saúde de Poconé. Esse programa prevê quatro etapas. A primeira etapa é desenvolver pesquisa etnobotânica para o levantamento do uso e conhecimento de plantas medicinais em Poconé. A segunda é a realização de cursos de extensão em vários temas para capacitar diferentes profissionais envolvidos na cadeia produtiva de plantas medicinais. A terceira etapa e a quarta dizem respeito à implantação da Farmácia Viva - modelo I, Farmácia Viva - modelos II e III, respectivamente. 

A reitora Maria Lúcia destacou a importância desse programa para as áreas de ensino, pesquisa e extensão da universidade. Além disso, ressaltou o papel da parceria com o IFMT, Sesc Pantanal e prefeitura municipal de Poconé para as comunidades da região e as contribuições para o desenvolvimento regional. José Alberto Guimarães falou do trabalho social desenvolvido pelo Sesc Pantanal, inclusive o incentivo às cooperativas, associações e a inclusão social e digital. Ele também destacou a importância do projeto para as comunidades pantaneiras.

Isanete Bieski observa que esse projeto é resultado de uma dissertação de mestrado que identificou 409 plantas em 37 comunidades da região. Ela considera esse trabalho de grande valia para as comunidades e pequenos produtores da região, além de que possibilitará avanços frente aos programas e políticas públicas nacionais de plantas medicinais e fitoterápicas, inclusive com a implantação da Farmácia Viva. Segundo ela, já existem 400 projetos municipais no país e Poconé será o piloto em Mato Grosso. A proposta é expandir para outros municípios mato-grossenses. 

Jasson Paes de Barros também destacou o papel das parceiras entre as instituições e a doação do IFMT de uma área coberta de 144 metros quadros para implantação da Farmácia Viva, além disponibilizar uma área de aproximadamente um hectare e meio para ser instalado o viveiro/horto. 

Farmácia Viva

De acordo com o termo de cooperação, a Farmácia Viva - modelo I se aplica à instalação de hortas de plantas medicinais em unidades de Farmácias Vivas Comunitárias e/ou unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) mantidas sob a supervisão dos profissionais do serviço público estadual/ municipal de fitoterapia. Tem como finalidade realizar o cultivo e garantir à comunidade assistida o acesso às plantas medicinais “in natura” e a orientação sobre a preparação e o uso correto dos remédios caseiros, realizada por profissionais capacitados. Já a Farmácia Viva - modelo II se aplica à instalação de hortas de plantas medicinais em unidades de Farmácias Vivas Comunitárias e/ou unidades do SUS, com a produção/dispensação de plantas medicinais secas (droga vegetal) destinadas ao provimento das unidades de saúde do SUS. A matéria-prima vegetal será submetida às operações primárias, em áreas específicas, de acordo com as Boas Práticas de Processamento (BPP) e poderá também ser produzida através do desenvolvimento da agricultura familiar credenciada.

A Farmácia Viva - modelo III destina à preparação de “fitoterápicos padronizados”, na oficina farmacêutica, para o provimento das unidades do SUS, por meio da Oficina Farmacêutica, no Núcleo Avançado do Pantanal/IFMT.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário