quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Anfíbio Phyllomedusa nordestina é o objeto de estudo do potencial antimicrobiano e antiparasitário da secreção cutânea.

A biodiversidade do Piauí ainda é muito pouco estudada, ainda mais sob o ponto de vista do potencial farmacológico/biotecnológico incluindo aplicações significativas à saúde humana e veterinária. Pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Biodiversidade e Biotecnologia (Biotec/UFPI) publicaram um artigo na revista internacional "Molecules" sobre a identificação de vários peptídeos antimicrobianos e com potencial antiparasitário isolados a partir da secreção de um anfíbio da fauna do Delta de Parnaíba.

Uma das importâncias da descoberta é a possível aplicação destas moléculas para uso na leishmaniose cutânea, pois resultados in vitro foram satisfatórios, agora pesquisadores da UnB em parceria com o grupo do Piauí estão trabalhando nos ensaios in vivo em cobaias. O principal autor do trabalho, Dr. Guilherme D. Brand, foi bolsista DCR da Fapepi entre os anos 2008 e 2010, ressaltando a importância deste programa para o incremento da pesquisa científica em nosso Estado. A pesquisa contou ainda com 2 alunos de iniciação científica do grupo (PIBIC/CNPq).

O projeto iniciou com o Programa PROBID (Projeto Biodiversidade do Delta) em 2008, quando o grupo Biotec identificava pela primeira vez a biodiversidade da região, sendo escolhido este anfíbio como animal alvo para estudos mais específicos na área de bioquímica e microbiologia. O projeto contou ainda com o fomento dos programas PPP/FAPEPI, fluxo contínuo/FAPEPI e Universal/CNPq e com parcerias de pesquisadores do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP), Faculdade de Medicina da UnB e ainda do Departamento de Química da Universidade do Porto (Rede REQUIMTE de Química Verde).

Segundo o coordenador do projeto, Prof. Dr. José Roberto Leite, "a importância do programa DCR vai além da fixação do doutor durante 2 ou 3 anos, permite pesquisas mais aprofundadas e relevantes e com cunho regional, além da relação entre os pós-doutorandos e os alunos de graduação, contribuindo para a formação de recursos humanos de alto nível. Por exemplo as duas alunas que trabalharam neste projeto junto ao bolsista estão hoje no mestrado em biotecnologia."

Veja artigo na integra no link: http://www.mdpi.com/1420-3049/18/6/7058
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário