segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Boswellia serrata na Medicina Tradicional Chinesa

Texto: Fabia Cilene Dellapiazza - fabia.vida@uol.com.br
Consultório : (19) 3406-7890

A Boswellia serrata é uma planta nativa da Índia um de seus princípios ativos, o ácido boswellico apresenta clara ação anti-inflamatória que inibe de forma específica uma enzima presente na inflamação que é a 5-lipoxigenase, bloqueando assim a síntese de substâncias pró-inflamatórias, como os leucotrienos. 

Os leucotrienos estão implicados em inúmeras doenças inflamatórias: provocam a inflamação acelerando os danos oxidativos radicalares, a deslocação do cálcio e as reações auto-imunes. 

A Boswellia serrata também reduz o inchaço das articulações e a rigidez matinal, características presentes no reumatismo, artrite reumatoide e osteoartrite. 

Há uma sugestão interessante do uso da Boswellia associado com as plantas Ashwagandha e cúrcuma para pacientes que sofrem de asma brônquica, com incidência nos sintomas e nos parâmetros bioquímicos, bem como no tratamento do síndrome do cólon irritável. 

Efeitos Colaterais: dependendo do tempo de uso e da dose da Boswellia serrata o paciente pode apresentar : erupção cutânea e náusea, por isso o acompanhamento deve ser realizado por um profissional qualificado da área. 

As formas farmacêuticas mais utilizadas na farmácia magistral são: cápsulas com extrato seco, cremes e pomadas. 

A dose/dia dependerá da queixa e comorbidades que o paciente apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário