terça-feira, 27 de agosto de 2013

Conheça a importância da Vitamina A para o corpo

27 de agosto de 2013

Cenoura é um dos alimentos que contêm Vitamina A
Foto: Don Mason/Blend Images/Corbis’

As vitaminas são substâncias orgânicas importantes para o corpo humano e são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo. Elas participam do metabolismo celular e caso estejam em falta podem causar alguns problemas de saúde.

A Vitamina A é importante para o crescimento adequado e diferenciação dos tecidos de vários órgãos, em especial, os olhos. Ela também mantém boca, nariz, olhos e estômago saudáveis.

A especialista e Coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Maria Cavalcante, explica que o corpo humano é incapaz de fabricar Vitamina A e, portanto, toda vitamina desse tipo que o organismo necessita deve vir dos alimentos.

Segundo a médica uma das ações mais relevantes para suprir carências de vitaminas no organismo é a educação alimentar. “São necessárias algumas mudanças nas práticas de produção, seleção e processamento de alguns alimentos”, afirma.

Ana Maria, explica que a falta da vitamina, ou a presença reduzida dela no organismo levam à deficiência da Vitamina A. “Essa deficiência é dividida em deficiência clínica ou subclínica”, explica.

A deficiência clínica pode caracterizar alguns problemas visuais. A xeroftalmia, conhecida como “doença do olho seco”, pode ocorrer devido à falta de Vitamina A. Ela se caracteriza pela produção e composição de lágrimas alteradas e também secura da pele e da córnea. A xeroftalmia pode acontecer em qualquer idade e um dos principais sintomas é a cegueira noturna, situação em que a pessoa não consegue se adaptar à ambientes com pouca luz.

A deficiência subclínica é quando as baixas dos níveis dessa vitamina no corpo contribuem para a ocorrência de problemas de saúde, como diarreias e morbidades respiratórias. A médica Ana Maria lembra que durante a deficiência subclínica a suplementação com a vitamina pode impedir o avanço para doenças graves.

Dose gratuitas – Desde o ano passado o Ministério da Saúde disponibiliza megadoses de Vitamina A para repor as deficiências nutricionais em crianças de seis meses a cinco anos incompletos que vivem em regiões de extrema pobreza.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explica a importância da Vitamina A na redução da mortalidade infantil. “Essa é uma ação do Ministério da Saúde como parte do Brasil Carinhoso, onde as crianças da região norte e nordeste do País e dos municípios com maior concentração de pobreza da região centro-oeste, sul e sudeste vão receber a mega dose da Vitamina A, essa é uma suplementação da Vitamina A que vários estudos comprovam, pode reduzir o risco de mortalidade infantil”

Esse ano, a campanha nacional de atualização da caderneta infantil de vacinas começa no sábado, dia 24, e vai até o dia 30 de agosto em todo o Brasil. Todas as vacinas do calendário básico infantil vão estar disponíveis para as crianças menores de cinco anos.

Confira lista com alguns alimentos que contêm Vitamina A

Fígado
Gema de ovo
Leite
Vegetais folhosos verdes e amarelos
Frutas amarelo-alaranjadas
Espinafre
Couve
Manga
Mamão
Cenoura
Buriti
Dendê
Pequi

Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário