terça-feira, 6 de agosto de 2013

Conheça o parecer da Academia Americana de Nutrição e Dietética (antiga ADA) que apoia dietas vegetarianas

O site da Academy of Nutrition and Dietetics (Academia Americana de Nutrição e Dietética, antiga Associação Dietética Americana) traz aquela que é a mais conhecida e importante defesa científica da alimentação vegetariana: o parecer Vegetarian Diets. Graças principalmente a esse parecer, nós podemos dizer com toda segurança que a alimentação veg(etari)ana é saudável e não condiz com os tantos mitos criados e propagados pelos carnistas contra ela.

O resumo (abstract) do relatório divulgado pela entidade, traduzido e paragrafado livremente, diz:

A posição da Associação Dietética Americana é que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas, incluindo dietas vegetarianas totais ou veganas, são saudáveis, nutricionalmente adequadas, e podem prover benefícios à saúde na prevenção e tratamento de certas doenças. Dietas vegetarianas bem planejadas são apropriadas para indivíduos durante todos os estágios do ciclo da vida, incluindo gravidez, lactação, primeira e segunda infâncias e adolescência, e para atletas. Uma dieta vegetariana é definida como uma que não inclui carne terrestre (incluindo aviária) e aquática, ou produtos contendo esses alimentos. Este artigo revisa os atuais dados relacionados aos nutrientes-chave para vegetarianos, incluindo proteína, ácidos graxos ômega-3, ferro, zinco, iodo, cálcio e vitaminas D e B12.

Uma dieta vegetariana pode corresponder às atuais recomendações para todos esses nutrientes. Em alguns casos, suplementos ou alimentos fortificados podem prover quantidades úteis de importantes nutrientes. Uma revisão baseada em evidências mostrou que as dietas vegetarianas podem ser nutricionalmente adequadas na gravidez e resultam em consequências positivas para mães e bebês.

Os resultados de uma revisão baseada em evidências mostrou que uma dieta vegetariana é associada com um risco mais baixo de morte por isquemia cardíaca. Vegetarianos também mostram ter níveis mais baixos de colesterol LDL, pressão sanguínea, e taxas de hipertensão e diabetes tipo 2 do que não vegetarianos. Além do mais, vegetarianos tendem ter índice de massa corporal e taxas de câncer mais baixas. Características de uma dieta vegetariana que podem reduzir o risco de doenças crônicas incluem a ingestão mais baixa de gordura saturada e colesterol e ingestão mais alta de frutas, verduras, grãos integrais, castanhas, produtos de soja, fibras e fitoquímicos.

A variabilidade de práticas dietéticas ente os vegetarianos torna essencial a orientação dietética individual. Adicionalmente à orientação de adequação nutricional, os profissionais da área de alimentação e nutrição podem também desempenhar papéis-chave em educar os vegetarianos sobre as fontes de nutrientes específicos, compra e preparação de alimentos e modificações dietéticas para satisfazerem suas necesssidades.

Data: 29.07.2013

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário