quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Creche Municipal de Taubaté recebe projeto de Horta Educativa

Parceria entre a Universidade, a Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade visa incentivar a alimentação saudável e a sustentabilidade
A Universidade de Taubaté (UNITAU) entregou, na quinta-feira, dia 11 de julho, a primeira horta do Projeto Horta Educativa, instalada na Creche Municipal Terezinha Alves do Prado, no bairro Parque Piratininga II, em Taubaté.

O projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Instituição, as secretarias de Educação e Meio Ambiente da Prefeitura e o Fundo Social de Solidariedade de Taubaté, contempla a instalação de hortas em unidades de educação infantil da cidade, como forma de incentivar as crianças a adotarem hábitos alimentares saudáveis e práticas sustentáveis.

Participaram da inauguração do espaço o Reitor da UNITAU, Prof. Dr. José Rui Camargo, o Vice-Reitor, Prof. Dr. Marcos Roberto Furlan, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Taubaté e primeira dama, Mariah Ortiz, a secretária de Educação, Profa. Dra. Edna Chamon, o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Simpson, a diretora do Departamento de Ciências Agrárias da Universidade, Profa. Dra. Adriana Labinas, e alguns membros das equipes técnicas da prefeitura e da UNITAU. 

À frente dos trabalhos, o autor do projeto Práticas Filhos & Pais – Matinhos Comestíveis, Prof. Marcos Furlan, explicou que a iniciativa visa “plantar idéias e colher os frutos”, num paralelo com a estrutura da horta montada. “A horta tem 50 metros quadrados, a família pode também montar uma no quintal de casa. O projeto tem um objetivo totalmente pedagógico, as crianças utilizarão cores e formas, além de conhecer os nomes das hortaliças e, futuramente, ter algum tipo de domínio no cultivo”, disse.

A creche do Piratininga II tem 280 crianças matriculadas, sendo que 105 dessas têm atividades em período integral (o dia todo) e frequentam diariamente o local. A gestora da creche, Profa. Roseane Marcelo, ressaltou a importância da iniciativa. “Os alunos passam a valorizar o meio ambiente e o que podem tirar dos alimentos, aprendendo que, em casa, eles também podem fazer isso”, afirmou.

Igor Imediato
ACOM/UNITAU

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário