terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cultura do porongo tem potencial para aumentar produtividade

Por Da Redação - agenusp@usp.br 
Publicado em 27/agosto/2013

Raiza Tronquin, da Assessoria de Comunicação da Esalq
"Vaso de beber": porongo é o nome popular da cuia onde se coloca o chimarrão

O porongo, nome popular das cuias (recipientes utilizados para colocar o chimarrão) tem potencial para aumentar sua produtividade, como mostra estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba. O fruto que fornece matéria-prima vem da Lagenaria siceraria (Mol) Standl, nome científico que em latim significa “vaso de beber”. A pesquisa do engenheiro agrônomo Wolmar Trevisol revelou que o porongo tem potencial para aumentar a produtividade, pois revelou a necessidade de 4,5 metros quadrados (m²) de área foliar para cada fruto e apenas 2,4% na taxa de fecundação efetiva.

Para servir de base a novas pesquisas, além de oferecer subsídios ao manejo da cultura, foram analisados, na região de Frederico Westphalen (RS), os aspectos principais da fenologia e morfologia da planta, como a relação do número de folhas e flores por fruto, taxa de fecundação efetiva, ponto de colheita e biologia floral.

A produtividade apresentou relação com a densidade da planta, em que a quantidade máxima de 9 mil cuias por hectare (ha) foi alcançada no espaçamento de 1,5 metro (m) x 1,0 m ou 6.666 plantas/ha¹. De acordo com Trevisol, essa densidade não interferiu nos parâmetros de qualidade morfológica, como a espessura do casco e os diâmetros da cuia e de constrição do fruto.
Renda auferida melhora a qualidade de vida dos agricultores e gera empregos

Agricultura familiar

A cultura do porongo é muito importante para a agricultura familiar em algumas regiões do Rio Grande do Sul, pois a renda auferida melhora a qualidade de vida dos agricultores e proporciona a geração de muitos empregos, mas não desperta o interesse do agronegócio, tampouco das instituições governamentais de ensino, pesquisa e fomento, justamente por conta da pequena escala de produção. Foi em razão de uma lacuna presente no conhecimento agronômico desse fruto que o engenheiro agrônomo desenvolveu a pesquisa a fim de destacar sua qualidade e produtividade.

Apesar de ainda ser uma planta subaproveitada, a rentabilidade, o baixo custo de produção e a adaptabilidade às diferentes condições ambientais fazem do porongo uma cultura muito importante para a economia regional. “Neste caso, o resgate das populações e a preservação dos recursos genéticos têm importância fundamental para o futuro da cadeia produtiva, uma vez que se deve conhecer o manejo para preservar e multiplicar a espécie”, conclui o engenheiro.

Sob a orientação do professor José Laércio Favarin do Departamento de Produção Vegetal (LPV), o estudo fez parte da tese do Doutorado Interinstitucional (DINTER) da Esalq em parceria com a Universidade Federal Santa Maria (UFSM) e contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Porongo pode ser usado como garrafa, cachimbo instrumento musical, boia para rede de pesca, entre outros

A família da Lagenaria siceraria (Mol) Standl, Cucurbitaceae, possui frutas com características muito diversificadas, permitindo serem consumidas quando imaturas (abobrinha) ou maduras (melancia), algumas cozidas (abóbora japonesa), outras frescas em salada (pepino) ou como sobremesa (melão). Sobretudo o porongo, raramente utilizado para fins alimentares, pode servir como recipientes de armazenamento como garrafa, cachimbo ou ainda instrumento musical, boia para rede de pesca, entre outros artigos artesanais.

Imagens: Wolmar Trevisol
Mais informações: (55) 3744-8900 ou email wtrevisol@usp.br

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário