quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Pepineiro-do-mato, fruteira nativa da Amazônia com potencial alimentar e nutricional, porém pouco conhecida


Autor: Afonso Rabelo-Engenheiro Florestal
rabeloafonso@gmail.com

NOMENCLATURA DA ESPÉCIE

Nome vulgar – Pepino-do-mato.
Família – Apocynaceae.
Origem – Amazônia.
Nome científico: Ambelania acida Aubl.
Histoire des plantes de la Guiane Françoise 1: 265-268, t. 104. 1775.
Sinonímias: Ambelania cucumerina Miers, Ambelania sagotii Müll. Arg., Ambelania tenuiflora Müll. Arg., Ambelania tenuiflora var. tenuiramea Müll. Arg., Willughbeia acida (Aubl.) Oken, Willughbeia acida (Aubl.) J.F. Gmel.

CARACTERÍSTICAS BOTÂNICAS DO PEPINO-DO-MATO
Ambelania acida Aubl.

ÁRVORE – O pepineiro-do-mato é uma fruteira silvestre, lactescente, porte médio, podendo alcançar até 10 metros de altura. O caule é cilíndrico, curto e fino e, com várias ramificações opostas, sendo as maiores na base e as menores na direção da copa da árvore. O ritidoma (casca) possui consistência dura com textura áspera e coloração castanho-acinzentada, todavia ao ser cortado, expeli um látex de coloração branca e abundante. É nativo da Amazônia, com predominância no sub-bosque das florestas preservadas de terra firme, sobretudo, em platô e vertente, no entanto pode ser encontrado em algumas capoeiras e florestas de campinaranas (Figura 1A).
Figura 1 - Hábito de crescimento do pepineiro-do-mato em florestas abertas.

FOLHAS - São simples, coriáceas, inteiras, glabras e com disposições opostas nos ramos. A forma da folha é oblonga ou elíptica, ápice acuminado, base arredondada e margem lisa. A lâmina foliar possui coloração verde-escuro-brilhante na superfície superior e verde-clara e opaca na inferior, porém com nervuras proeminentes. (Figura 2).
Figura 2 - Folhas com disposições opostas.

FLORES - São hermafroditas, pouco vistosas, sendo constituídas por corola tubulosa de coloração branca, 5 lobos torcidos no botão e 5 estames inseridos na metade superior do tubo (Figura 3).
Figura 3 - Flor do pepineiro-do-mato.

FRUTOS - São bagas indeiscentes com forma oblonga-elipsoide, medindo de 10,7 a 13,1cm de comprimento por 4,30 a 5,1cm de diâmetro e pesando em média 148 gramas. O epicarpo (casca) é duro, sendo estriado longitudinalmente e com coloração amarelada quando maduro. O mesocarpo (polpa) tem rendimento de ±80% do total do fruto, este possui coloração branca e consistência maciço-carnosa, porém comestível, embora seja leitoso e pegajoso. O consumo é basicamente na forma in natura, no entanto pode ser usado na culinária caseira na preparação de doces e saladas. Todavia, durante a preparação das saladas, deve-se eliminar o látex dos frutos, cortando os mesmos em pequenas porções e posteriormente infundindo em água potável para sua eliminação (Figuras 4 e 5).
Figura 4 - Fruto no ramo do pepineiro-do-mato.
Figura 5 - Frutos inteiros e descerrados do pepineiro-do-mato.

SEMENTES - O interior dos frutos é constituído por dois locos longitudinais e estreitos, nos quais encerram-se várias sementes pequenas e secas. O tegumento é firme, opaco e com coloração marrom-escuro e o endosperma é rígido e branco (Figura 6).
Figura 6 - Detalhe das sementes do pepineiro-do-mato.

Data: 28.05.2013
Link:

Um comentário:

  1. boa tarde gostaria de fazer contato com pessoas que tenham sementes de pepino do mato vemda ou troca.
    pesqueirarui6@gmail.com

    ResponderExcluir