quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Rio Grande do Sul: Emater apresenta trabalho com plantas medicinais na Expointer


Trabalho social é desenvolvido nos 493 municípios do RS(Foto:Kátia Marcon)

Na 36ª Expointer, que ocorrerá de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, a Emater/RS-Ascar vai dar destaque ao trabalho social que desenvolve nos 493 municípios em que atua. O tema das atividades da Emater/RS-Ascar na Expointer 2013 é “Extensão Rural, antes de tudo, social”. Em um espaço exclusivo do Caminhos da Integração, a extensão rural gaúcha vai apresentar um rodízio de experiências regionais, com demonstração e exposição de objetos históricos.

Uma das experiências que será demonstrada no espaço, no dia 30 de agosto (sexta-feira), é o trabalho que a Emater/RS-Ascar desenvolve, em parceria com 21 municípios do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste, com plantas bioativas (medicinais, aromáticas e condimentares). O estudo e os usos da ervas para uso humano, animal e vegetal é o foco das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural há muitos anos no Noroeste gaúcho. O ponto alto desse trabalho, quando agricultores familiares se encontram e trocam experiências, ocorre no Fórum pela Vida, onde são debatidos temas como a relação das plantas medicinais com as pessoas, animais e ecossistema; alimentação humana; Agroecologia; homeopatia; acupuntura; do-in; e interações medicamentosas.

O objetivo principal do trabalho, que completa 12 anos na região, é a valorização e o resgate do conhecimento popular, fortalecendo a identidade das famílias do meio rural e colaborando para a melhoria da qualidade de vida. A gerente regional adjunta da Emater/RS-Ascar, na região administrativa de Santa Rosa, Neida Frohlich, que acompanha o trabalho na região desde o início, destaca que “o Fórum pela Vida é muito importante porque é construído a muitas mãos, desde agricultores, profissionais, pessoas que gostam de aprender, usar e trocar experiências de trabalhos realizados nos municípios”. Neida lembra também que é um espaço de celebração de trabalhos realizados a partir da parceria entre diferentes entidades como Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pastorais, agentes e profissionais de saúde e prefeituras. “No Fórum pela Vida celebramos a vida e discutimos assuntos pertinentes a ela”, ressalta.

Os organizadores do Fórum pela Vida são Emater/RS-Ascar, Prefeituras dos 21 municípios envolvidos, 14ª Coordenadoria de Saúde, 17ª Coordenadoria de Educação e Agricultura, Secretarias Municipais de Saúde, Agricultura e Educação, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Pastorais da Saúde, Agentes Comunitários de Saúde. Outras parcerias que apoiaram em algum período: Fundação Zoobotânica; Secretaria de Desenvolvimento Rural, Assembleia Legislativa, Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), e da Ciência e Tecnologia, UFRGS e UNIJUÍ.

Confira as experiências que serão apresentadas no espaço:
Domingo (25/08) - Porto Alegre apresenta o trabalho realizado com os indígenas.
Segunda-feira (26/08) - ações desenvolvidas junto à Associação Dois Lajeadenses de Senhoras e Moças Agricultoras de Dois Lajeados, que engloba 15 clubes de mães.
Terça-feira (27/08) - experiência dos Guardiões Mirins de Sementes Crioulas de Ivorá.
Quarta-feira (28/08) - ações junto aos quilombolas do município de São Lourenço.
Quinta-feira (29/08) - ações desenvolvidas em Sertão Santana através do Programa Brasil Sem Miséria.
Sexta-feira (30/08) - trabalho de Plantas Bioativas (medicinais, aromáticas e condimentares) no Corede Fronteira Noroeste.
Sábado – (31/08) - ações sociais da Pesca Artesanal em Uruguaiana e de Resgate Cultural e Étnico em Carlos Gomes.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário