sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Saber ler bem os Rótulos - Cetona de Framboesa e outras plantas

Do site:
[ 2013-03-07 ]

A cetona de framboesa é um composto químico isolado da framboesa da espécie Rubus idaeus L., cultivada em Portugal. Este composto cetónico é por vezes incluído em formulações (ex.: concentrados líquidos para beber) para complementar os programas de perda de peso. No entanto, não existem evidências clínicas nem provas científicas que apoiem esta alegação. A escassez de estudos a longo prazo, limita as conclusões a nível da segurança e do risco para a saúde, associados ao consumo de produtos que contêm cetona de framboesa. Porém, é sabido que pode causar perturbações orgânicas em doentes com hipertensão, asma ou DPOC devido às suas potencias propriedades estimulantes.

Tão importante como o facto de ser uma substância química incluída em produtos cuja indicação aborda a perda de peso, é a quantidade em que se encontra nestes. Este e outros casos, servem de recomendação e alerta para quem consome ou pretende começar a consumir um produto deste tipo. No momento que antecede a toma é extremamente importante saber ler o rótulo e perceber o que lá está efetivamente, ou seja, saber o que o produto contém e em que quantidades, pois na maioria das vezes o “nome” do produto traduz apenas um tipo de composto, e não a mistura que realmente está dentro da embalagem e que pode provocar importantes danos no organismo.

Como exemplos temos:

- O CHÁ VERDE (Camellia sinensis L.) que possui grande quantidade de cafeína, um estimulante do sistema nervoso central contra-indicado em casos de hipertensão e perturbações de ansiedade. 

- O VINAGRE DE MAÇÃ, que além de diminuir os níveis de potássio no sangue e assim interferir com alguns medicamentos (Digoxina e Diuréticos tiazídicos, por exemplo), pode provocar corrosão nos tecidos que revestem o estômago e assim evoluir para úlcera. 

- O MANGOSTÃO, demonstrou diminuir a atividade de algumas enzimas hepáticas, pondo em causa a disponibilidade de alguns medicamentos no organismo (Varfarina , Ácido valpróico, fenitoína, paclitaxel, por exemplo).

Bibliografia:

Miller, L. G.; D. Pharm. BCPS. Selected Clinical Considerations Focusing on Known or Potential Drug-Herb Interactions. Arch Intern Med. 1998;158(20):2200-2211. Foti, R.S.; Pearson, J.T.; Rock, D.A.; Wahlstrom, J.L.; Wienkers, L.C. In Vitro Inhibition of Multiple Cytochrome P450 Isoforms by Xanthone Derivatives from Mangosteen Extract. Drug Metabolism and Disposition 2009; 37:1848-1855.

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário