quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Videoaulas gratuitas ensinam a fazer de TCC a tese


Dissertações e teses. Foto:Marcos Santos/USP imagens

Disponibilizadas na internet por professores da FGV e Unifesp, aulas ajudam a elaborar monografias e também dissertações (Portal Porvir)

Por Davi Lira, no Portal Porvir

Atentos a uma das principais dificuldades que alunos de graduação e pesquisadores de pós-graduação têm no decorrer dos cursos: a elaboração do trabalho de pesquisa de conclusão, professores de algumas instituições como a Fundação Getulio Vargas (FGV), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Católica de Santos (UniSantos) resolveram disponibilizar uma série de videoaulas abertas sobre o assunto na internet.

Ofertadas gratuitamente, as aulas ajudam os acadêmicos na elaboração de trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias, dissertações e até teses de doutorado. Nos vídeos sobre a confecção de monografias, por exemplo, o professor Fábio Maiomone, da UniSantos, oferece todo o conteúdo quase em um formato de curso modular. Ele explica, passo a passo, cada uma das partes que compõem uma monografia (título, justificativa, objetivos, referências etc). Todas as videoaulas foram produzidas pelos próprios professores e foram disponibilizadas no YouTube.

“Por definição, os trabalhos de conclusão de curso são sempre a coisa mais difícil que o aluno precisa fazer. É o momento que ele tem que sair da zona de conforto e tentar criar algum tipo de originalidade acadêmica. O domínio da formatação do trabalho é fundamental”, fala o especialista em educação Claudio de Moura Castro, ex-diretor geral da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um agência federal de fomento responsável pela avaliação da produção científica dos programas de pós-graduação no país.

Autor do livro A prática da pesquisa - obra que fala sobre a concepção de trabalhos acadêmicos -, Castro ainda destaca a seriedade que o estudante deve ter no momento de elaboração da sua pesquisa. “O aluno deve sempre primar pela qualidade do trabalho acadêmico. E o orientador não deve amenizar a cobrança. Ele deve sempre exigir do estudante uma qualidade metodológica, de conteúdo e, claro, de formatação. Infelizmente, em algumas universidades, principalmente na graduação, isso não ocorre”, diz o especialista.

O Porvir mapeou além das videoaulas, uma série de materiais adicionais gratuitos que podem ser consultados e até baixados pelos interessados. Confira a listagem completa a seguir:

TCC (Trabalho de conclusão de curso de graduação)

Instrutor: professor José Carlos Abreu (Fundação Getúlio Vargas)

Acesse aqui

Material adicional gratuito para consulta:




MONOGRAFIA (de Graduação ou de Especialização)

Instrutor: professor Fábio Maiomone (Universidade Católica de Santos)

Acesse aqui

Material adicional gratuito para download:




DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Instrutor: professor Alexandre Barros (Cientista Político)

Acesse aqui

Material adicional gratuito para download:




TESE DE DOUTORADO

Instrutor: professor João Luiz Azevedo (Unifesp)

Acesse aqui

Material adicional gratuito para download:




EcoDebate, 21/08/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário