quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Café, chocolate e açúcar: veja o que é mito e o que é verdades sobre alimentos que viciam

13 de setembro de 2013
Foto: Oleksiy Maksymenko/All Canada Photos/Corbis

Uma alimentação equilibrada é responsável pela reposição dos nutrientes necessários para manter a saúde, disposição e bem estar dos indivíduos. Entretanto, algumas pessoas se queixam de não conseguir abandonar alguns alimentos taxados como prejudiciais em grandes doses, como refrigerantes, chocolates, carnes gordurosas e café, por exemplo. A nutricionista Loraine Ferraz, do Serviço de Assistência e Tratamento da Obesidade Mórbida (SATOM) do Hospital Federal do Andaraí(HFA), explica o que é mito e o que é verdades sobre o assunto.

Existem alimentos que viciam? 

Verdade.
A grande maioria dos alimentos que causam mais prazer são os que trazem mais energia e os que mais viciam e engordam. Por exemplo: quando alimentos ricos em gorduras, açúcar e cafeína são consumidos, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas. O mesmo ocorre com o álcool e o cigarro, entre outros.

A cafeína causa dependência? 

Verdade.
A cafeína presente no café, mate, guaraná natural e em alguns refrigerantes atua diretamente no sistema nervoso central. Por ser um alimento estimulante, ele vicia. O consumo de cafeína deixa a pessoa mais disposta, melhora no raciocínio e a concentração. Entretanto, pode causar dor de cabeça, estomago e insônia.

Alimentos ricos em açúcar são responsáveis por aumentar a sensação de bem estar? 

Verdade.
O chocolate, por exemplo, possui uma substância chamada teobromina, que atua no sistema límbico, responsável pelas emoções. Ele estimula a produção de serotonina, hormônio do prazer, aumentando a sensação de bem estar. Quem consome muitos alimentos ricos em açúcar acaba ficando viciado na euforia que ele dá no início e, em seguida, tem uma queda de energia.

O excesso de açúcar no sangue pode aumentar a ansiedade? 

Mito.
O que ocorre é justamente o contrário. O consumo de açúcar aumenta a produção de serotonina, aumentando a sensação de prazer, bem estar e reduzindo a ansiedade do indivíduo.

O consumo excessivo de refrigerantes pode ocasionar excesso de peso e cáries? 

Verdade.
Sim, o açúcar estimula o crescimento das bactérias causadoras da cárie. Entretanto, a maior preocupação fica por conta das grandes quantidades de fósforo contida nessas bebidas, que não oferecem valor nutricional algum. Outro fator de risco é que o excesso de fósforo atrapalha a absorção de cálcio e pode prejudicar o desenvolvimento de ossos e dentes das crianças, por exemplo.

Comidas “mais pesadas” podem elevar as gorduras ruins no sangue? 

Verdade.
Os alimentos ricos em gordura possuem um alto valor calórico. Por exemplo: 1g de gordura tem cerca de 9 kcal Isso contribui com o ganho de peso excessivo, aumento do colesterol ruim e ainda aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Os alimentos lights podem ser bons substitutos? 

Verdade.
O ideal é substituí-los por alimentos mais saudáveis e naturais, fontes de fibras, vitaminas e minerais. Entretanto, atualmente há uma grande variedade de alimentos lights que contém uma boa qualidade nutricional.

Fonte: Érica Santos / Agência Saúde

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário