segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Governo lança publicação que valoriza a culinária regional e o aproveitamento de alimentos

Data: 19.09.2013


Há 35 anos um programa de rádio, que é veiculado pela rádio Difusora Acreana, leva informações para o produtor rural. O “Raízes da Terra” é o programa de rádio da extensão rural acreana que tem como um dos objetivos veicular conteúdos voltados para a valorização da culinária regional com ênfase no aproveitamento dos componentes nutricionais dos alimentos regionais, que fazem parte dos hábitos alimentares das famílias através do quadro “Sabor da Terra’.

“O Sabor da Terra tem como objetivo estimular o consumo de alimentos locais, levando em conta aspectos como o aproveitamento e o valor nutritivo dos alimentos”, disse Madalena Abreu, extensionista da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), que contribui para a produção do programa de rádio.

A política nacional de alimentação e nutrição do governo federal respeita e considera os hábitos culturais dos brasileiros, tendo como princípios a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada.

Para desenvolver, de forma coerente e eficaz, conteúdos de assistência técnica e extensão rural (Ater) voltados para a melhoria da alimentação no meio rural, com o foco na perspectiva da segurança alimentar, tanto em termos qualitativos como quantitativos, é importante que o consumo dos alimentos esteja diretamente vinculado às culturas regionais das famílias e das populações.

Outro aspecto que a publicação pretende, segundo a jornalista Terezinha Moreira, uma das produtoras da publicação, é também resgatar e fomentar o consumo de alimentos saudáveis como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais e sementes. Todas as fontes nutritivas típicas da flora regional que podem contribuir para a melhoria da alimentação das comunidades. E principalmente, atendendo a critérios como regionalidade e disponibilidade para a população.

“É uma coletânea baseada no conteúdo do quadro “Sabor da Terra”, do programa de rádio “Raízes da Terra”, traz variedade de pratos, texturas diferentes e, logicamente, equilíbrio nutricional, e é um passeio pela vasta diversidade de frutas da região Norte”, disse Terezinha Moreira.

http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/wp-content/uploads/2013/09/2013_0101-setembro_CARTILHA_SABOR_DA_TERRA.pdf

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário