quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O famoso "guduchi" em um quintal de Goiânia

Foto: Adriana Paiva

Texto:
Educadora Adriana Paiva
Engenheiro agrônomo Marcos Roberto Furlan

Em um quintal de Goiânia desabrocha um coração! Sim! Pois ela, a planta, é considerada na medicina Ayurvédica o néctar da juventude, pois é consagrada pelo mito védico por ser a amrit, ou seja, o que é imperecível traduzido do Sânscrito. Na Ayurvédica se destaca como uma espécie tônica, isto é, a que recria a energia da juventude, como diz Deepak Chopra.

O seu nome latino é Tinospora cordifolia, justamente por ter o formato de suas folhas em forma de coração. Um de seus nomes populares, em inglês, é guduchi, e, por não brotar espontaneamente e não ser conhecida pela maioria da população, recebe esse mesmo nome no Brasil.

É uma trepadeira perene, com caules acinzentado/esverdeado e que adora crescer em ambiente úmido e sombreado. A raiz, o caule e as folhas são utilizados medicinalmente, sendo que estudos laboratoriais, por exemplo, indicaram que a utilização dos seus princípios ativos intensificam a função dos macrófagos e a produção de anticorpos, e combatem as infecções causadas por bactérias, fungos ou outros parasitas. A Tinospora cordifolia também estimula o sistema imunológico, fazendo-o funcionar de forma eficaz. 

Algumas das recentes pesquisas:

Atividade antiproliferativa 

Atividade imunomoduladora 

Ação hepatoprotetora

Ampla revisão sobre as propriedades farmacológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário