terça-feira, 17 de setembro de 2013

O selo verde da Alemanha ou programa ‘Blue Angel’, artigo de Roberto Naime

Selo verde denominado “Blue Angel”, concedido por programa do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha.

[EcoDebate] O programa e o selo Blue Angel são registrados do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha desde 1977. São administradores do programa, a Agência Federal do Meio Ambiente, o Júri de Rotulagem Ambiental e o Instituto para Certificação de Qualidade e Rotulagem, todas instituições de caráter nacional daquele país.

Este selo é o único no mundo autorizado a utilizar o logotipo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP).

A justificativa desde a criação do programa está alicerçada no fato que a Alemanha é um dos países que registra maior interesse pelas questões ambientais a nível mundial, o que estimulou o mercado interno deste país a demandar um processo específico de certificação da Qualidade Ambiental de setores percebidos como prioritários.

Os países nórdicos em geral exibem elevados padrões de renda e consumo e grande interesse das populações em participar de atitudes que percebem como ambientalmente saudáveis. Existe grande transformação do gesto de consumo em atitude de engajamento com produtos e serviços que são percebidos como menos impactantes ao ambiente em geral e com maior responsabilidade na preservação ambiental.

A certificação deste selo verde prevê a seguinte seqüência de procedimentos básicos:

a. Inicialmente o produto deve ser submetido ao Comitê do Instituto para Certificação Ambiental e Rotulagem, onde representantes dos consumidores e do setor industrial tem assentos;

b. A ênfase principal situa-se na questão dos aspectos ambientais e efeitos ambientais indicados pelo ciclo de vida apresentado e analisado;

c. O principal critério de concessão é estabelecido a partir das Qualidades Ambientais do produto, quando comparado a outros que exercem a mesma função;

d. Aprovação pelo Comitê Coordenador geral do programa de certificação e rotulagem.

Milhares de produtos já foram certificados pelo “Blue Angel”, abrangendo várias famílias de produtos, fazendo com que este selo seja o mais utilizado no mundo. A figura abaixo apresenta o logotipo do selo que é afixado nos produtos.

Dr. Roberto Naime, Colunista do Portal EcoDebate, é Doutor em Geologia Ambiental. Integrante do corpo Docente do Mestrado e Doutorado em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale.

EcoDebate, 17/09/2013

Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário