terça-feira, 10 de setembro de 2013

Sobre uma planta em um quintal de Curiúva, Paraná


Foto: Cleide Gonçalves

Texto:

Farmacêutica Erica Carvalho Lamari
Engenheiro agrônomo Marcos Roberto Furlan

Bastante encontrada nos quintais e comparada com as outras ornamentais, essa espécie se destaca por ser de uma beleza exótica. Sua inflorescência não é nem um pouco parecida com a de uma flor tradicional. Devido ao seu formato, recebe como um de seus nomes populares, o de crista-de-galo. 

Pertence ao gênero Celosia, o qual compreende várias espécies com diferentes formatos e cores de suas inflorescências. Devido ao seu interesse do cultivo em jardins, dentro de uma mesma espécie, como a Celosia cristata, foram desenvolvidos cultivares com ampla variação de cores entre eles, como, por exemplo, amarela, rosa, vermelha, creme e roxa.

Sobre a planta do quintal de Curiúva, há dúvidas sobre a correta nomenclatura científica, pois alguns indicam Celosia cristata, e outros como a subespécie Celosia argentea cristata, ou ainda Celosia argentea, do grupo cristata.

Em alguns países, como na Nigéria, é conhecida pelo nome de espinafre, mas aqui, no Brasil, alguns também a conhecem por amaranto, devido à semelhança com outras espécies da família Amaranthaceae, a mesma que o gênero pertence. Sua provável origem é a África, mas há alguns pesquisadores que indicam a Ásia. No Brasil, desenvolve-ss bem em várias regiões.

A maioria das pessoas talvez não saiba, mas além de ornamental, é considerada alimento e também uma espécie medicinal. Esses usos são mais difundidos no continente africano. 

No herbário de plantas medicinais da Universidade Estadual de Londrina, consta a espécie C. argentea, com as denominações populares crista-de-galo; celósia-plumosa; amaranto-branco e suspiro, sendo classificada como Plantas Medicinal na Amazônia e na Mata Atlântica (http://www.uel.br/laboratorios/herbario/?content=medicinais.htm).

Alguns resultados de pesquisas sobre usos medicinais:

Sobre uma substância hepatoprotetora: 

Atividade antioxidante da espécie C. cristata

Atividade bactericida

Nenhum comentário:

Postar um comentário