segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Receita - arroz integral e quinoa 1:1

Receita e  informações da Dra. Luiza Savietto, CRM - 146610

luizanutriohm@gmail.com - www.facebook.com/nutriohm
Nutrologia - Vegetarianismo - Alimentação Viva - Alimentação funcional
Grão-de-bico cozido, ora-pro-nóbis, mostarda em pó, açafrão, gengibre, alho-poró, ervas desidratadas, óleo de gergelim, leite de coco, shoyu.

O arroz dourado é uma manifestação das cores da luz, amarelas, douradas, ativadoras da mente e da glândula pineal. Libertadora, manifesta, leve e característica, energizante e muito detoxificante. Abundante em aminoácidos de ótima absorção, bem como complementares, graças a magnífica quinoa e ao incrível grão de bico.

Enriquecidos pelas especiarias, pelo gengibre abundante, pelos temperos, e com o sabor realçado pelo óleo de gergelim e umas gotas de shoyu. 

Os dois tons que diferem aqui são do ora-pro-nóbis, verde escuro, imponente, rico em minerais e vitaminas, planta do norte de Minas e Bahia, região das secas, esta folha tenra salva muitas vidas por lá. O outro, o neutro, claro e branco leite de coco, incorporante e neutralizante de possíveis sabores amargos e fortes para alguns não habituados com as especiarias de nossa atividade terapêutica alimentar. Rico em ácidos graxos vegetais.

1 xícara de arroz integral
1 xícara de quinoa
1 xícara de grão-de-bico-cozido
gengibre em fatias à gosto
1 cebola picada em cubinhos
azeite a gosto
8 a 10 folhas frandes de ora-pro-nóbis ( pode usar 2 folhas de couve ou 5 a 7 de escarola, prefira as orgânicas).
2 folhas de louro
mostarda em pó 1 col. café
açafrão em pó 1 col. café
alho poró picado 2 col. sopa
ervas desidratadas de preferência 
3 col. sopa óleo de gergelim
4 col. sopa molho shoyu
1/2 xícara de leite de coco

Refogue cebola, gengibre, alho poró no azeite. Junte especiarias em pó, ervas e acrescente a quinoa e o arroz.

Cozinhe ambos juntos e reserve. Em frigideira antiaderente acrescente óleo de gergelim e o grão de bico, tostando-o levemente. Quando começar a dourar, acrescente o arroz e misture bem. Junte o leite de coco e o shoyu em um copo, misture-os e acrescente na mistura, mexa um pouco e por último o ora-pro-nóbis, misture um pouco para espalhar e desligue. Espere esfriar e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário