terça-feira, 29 de outubro de 2013

Minas Gerais: Centro de Saúde utiliza plantas medicinais no tratamento da diabetes e da hipertensão

23-Out-2013 - Flávia Gobato

Realizado pelo programa Mais Saúde, do Centro de Saúde da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), o projeto “Plantas medicinais e práticas integrativas em saúde” utiliza plantas medicinais no tratamento da diabetes e da hipertensão. Com o objetivo de oferecer informações para os pacientes, o projeto traz orientações sobre a melhor forma de cultivo das plantas, coleta, secagem, produção de chás, temperos hipossódicos, interações entre medicamentos e plantas, e o melhor horário para utilizá-las.

A coordenadora do programa Mais Saúde, Rosana Gonçalves, diz que os pacientes gostam de trabalhar com plantas medicinais. “É muito próprio da população usar plantas medicinais e, por isso, há grande adesão no tratamento. Com elas conseguimos trazer novos hábitos para a vida dos pacientes que são orientados adequadamente para cada tipo de tratamento”, explica.

O projeto oferece acompanhamento clínico completo, promovendo oficinas e palestras. Cinco bolsistas dos cursos de Biologia, Farmácia e Medicina vão até as casas ou local de trabalho dos pacientes, com o intuito de manter os prontuários detalhados e atualizados. No total, o projeto já atendeu mais de mil pessoas da Universidade e da comunidade externa.

A auxiliar de cozinha do restaurante universitário, Aparecida Guimarães, conta que vai uma vez por mês ao Centro de Saúde acompanhar seu estado de diabetes. “O projeto nos dá uma grande orientação para uma alimentação correta. É um atendimento ótimo e bem completo”, afirma.

PROGRAMA MAIS SAÚDE - O programa Mais Saúde está em vigor na UFOP há cinco anos, prestando assistência à comunidade acadêmica (alunos e servidores) e moradores dos bairros que circundam o campus (Bauxita, Saramenha, Vila Aparecida e Nossa Senhora de Lourdes). Cinco projetos principais fazem parte do programa: Doenças cardiovasculares e suas comorbidades; Diabetes e suas comorbidades; Plantas medicinais e práticas integrativas em saúde; Infecções do trato respiratório (Doenças respiratórias) e Calendário de datas alusivas à saúde pública, que busca divulgar e realizar intervenções na prevenção de doenças para a população.

Mais informações sobre os projetos realizados no Centro de Saúde, ligue: (31) 3559-1284.
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário