terça-feira, 29 de outubro de 2013

Rio Grande do Sul: Tarde de campo sobre plantas medicinais

Veranópolis, RS


A Emater realizou esta terça-feira, dia 22, uma tarde de campo sobre plantas medicinais, no horto localizado na Fepagro Serra.

O Projeto, intitulado Plantando Saúde, desenvolvido desde 2006 com o Grupo de Líderes Rurais e coordenado pelo Escritório Municipal da Emater-Ascar, apresentou nesta tarde toda a coleção de plantas medicinais ao público presente de mulheres rurais e lideranças do Município mais de 110 pessoas.

O trabalho tem por objetivo resgatar o conhecimento popular, os usos e o cultivo das plantas medicinais. Na tarde de campo estes conhecimentos foram repassados para o público pelas próprias Líderes rurais e Emater. Vislumbrando um futuro, conforme legislação nacional do uso das plantas no Sistema único de Saúde, o projeto dá as bases de produção destas plantas, manutenção da diversidade e mantém vivo o conhecimento popular.

A Tarde de campo foi dividida em cinco estações para facilitar o entendimento sobre as finalidades terapêuticas da plantas medicinais, ficando assim distribuídas.

Estação 1: condimentares e alimentícias

Estação 2: calmante e antiinflamatória

Estação 3: diurética e digestiva

Estação 4: circulação e respiratório.

Estação 5: relógio do corpo humano com as plantas medicinais.

O encontro proporcionou troca de experiência e de conhecimento popular e científico sobre as plantas medicinais entre os participantes.

O Prefeito Kaká acompanhou a atividade.
Link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário