quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Tereré: bebida cultural de origem incerta - Boletim PLANFAVI CEBRID - n.27, jul-set, 2013

Bebida de nome Tereré, composta por erva mate e outras plantas naturais, é considerada tão importante que, no Paraguai, em 2010 foi criado o Dia Nacional do Tereré pelo Congresso Nacional através da Lei N° 4261, comemorado todo último sábado de fevereiro. O Tereré foi declarado a bebida oficial do Paraguai e Patrimônio Cultural Nacional.

Em Campo Grande foi promovida em 2012 a maior roda de Tereré, momento muito significativo para os matoneiros, pessoas que tem o hábito de consumir Tereré. Mas então, como surgiu o Tereré?

Uma versão popular, diz que durante a Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935), as tropas começaram a beber o mate frio, assim não era preciso acender fogueiras e não denunciavam suas posições no campo de guerra. Em outra versão é dito que, durante a Guerra do Chaco, as tropas paraguaias tinham de beber água salobra, ou água obtida pela evaporação de urina, depois de filtrada em cuia e com grama e outras ervas. Assim, o gosto desagradável do líquido era amenizado.

Independentemente da versão, o Tereré tem despertado interesse em varias áreas do conhecimento, inclusive na música. O grupo sul-mato-grossense Zíngaro lançou a canção "Roda de Tereré". E recentemente uma Banda de Campo Grande (Banda Curimba) lançou a "Serve um téras" que faz uma analogia total ao uso do Tereré como benéfico para a saúde. Outro artista, Sacachispa, do Paraguai, também faz alusão à dinâmica do Tereré com uma música que leva o nome da bebida.

Mas então, por que se chama Tereré? Palavra onomatopéica refere-se ao som emitido a partir da última tragada do bombilho (canudo). Este som é implicitamente exigido nas rodas de Tereré avisando que foi totalmente consumido o que foi preparado.

Dia nacional do terere <http://paraguaiteete.wordpress.com/> Acessado em 07/09/2013.

O Tereré. Disponivel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Terer%C3%A9> Acesso em: 8/09/2013.

2 comentários:

  1. Ótimo texto!

    Divulgamos a cultura do tereré no www.blogdoteras.com

    dá uma passada lá ;)

    ResponderExcluir
  2. Grato, Gabriel! Passarei sempre lá. Ótimo blog. Abços

    ResponderExcluir