sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Edição comemorativa: 6 anos de Plurale em revista


O número 37 de Plurale em revista, dedicada a discutir temas relacionados à sustentabilidade, é uma edição pra lá de especial: comemora seis anos de vida deste projeto liderado pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco.

“Esta é a prova viva de que é possível sim acreditar em nossos sonhos. Passamos quase 20 anos em algumas das mais importantes redações e na comunicação de grandes empresas. Sabíamos que o desafio do voo solo não seria facial. Se o Brasil é sim um dos países mais empreendedores do planeta é ainda um dos que tem mais barreiras a ser superadas pelos os que desejam inovar. Também por isso, este projeto é uma vitória de todos nós, outros jornalistas, parceiros, colaboradores e toda turma Plurale”, diz Sônia Araripe.

Este número, que já pode ser acessado na versão digital, traz uma entrevista com Nélson Arns Neumann, filho da Dra. Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança (primeira entrevistada em Plurale, em 2007). Ele também é médico envolvido com as causas sociais e falou à Plurale dos 30 anos de trabalho ativo da Pastoral, do legado de sua mãe e também dos desafios pela frente. Dr. Neumann faz um alerta surpreendente: há mais obesos entre os mais pobres do que entre os mais ricos, fazendo com que a missão de voluntários se intensifique não só no combate à desnutrição, mas também ao mal da obesidade.

Da Serra da Capivara, no Piauí, Isabella Araripe revela a exuberância da Caatinga e a inclusão social pela cerâmica. Maria Helena Malta esteve no Norte de Portugal e apresenta o lirismo do berço dos descobridores das terras brasileiras. A correspondente Vivian Simonato visitou os Lagos da Croácia e Aline Gatto Boueri relatou a disputa entre Argentina e Uruguai envolvendo uma fábrica de papel.

Artigos inéditos – de Patrícia Almeida Ashley, Miguel Krigsner e Antoninho Marmo Trevisan – provocam reflexões. De Curitiba, Nícia Ribas apresenta projetos revolucionários de incentivo à leitura e Isabel Capaverde foi à comunidade pacificada no Rio de Janeiro mostrar a garra e disposição de mulheres. Raquel Ribeiro mostra o engajamento em torno da causa do vegetarianismo.

Sempre em evolução, Plurale lança a primeira de uma série de novidades para o sétimo ano, seja na edição impressa, no Portal Plurale em site ou nos projetos especiais: a seção Estudo de Caso apresenta a Plataforma Coletivo, programa da Coca-Cola Brasil que está mudando realidades em comunidades na Amazônia e em outras regiões brasileiras.

Evento – Além da Edição Especial de seis anos, Plurale também marca a data com Seminário relevante que será realizado no Rio de Janeiro, no dia 28 de novembro. Com o patrocínio de Coca-Cola Brasil, Fetranspor, Instituto Invepar, Itaú e Vale, o evento discutirá a temática “Sustentabilidade em tempos hipermidiáticos”. O Seminário também terá a apresentação de cases.

Se o tão sonhado Desenvolvimento Sustentável é um processo ainda em construção, Plurale mergulhou disposta a participar deste diálogo e convida a todos a fazerem o mesmo! Que venham os próximos muitos anos.

EcoDebate, 22/11/2013

Link:
http://www.ecodebate.com.br/2013/11/22/edicao-comemorativa-6-anos-de-plurale-em-revista/

Nenhum comentário:

Postar um comentário